PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CARLOS DO NASCIMENTO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS DO NASCIMENTO SANTOS
DATA: 27/09/2016
LOCAL: Sala 320
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO: A PEDAGOGIA DO COMO E DO QUE ENSINAR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Técnicas de Ensino. Formação docente.
RESUMO: Partindo do pressuposto de que o Ensino Religioso é uma disciplina que requer uma pedagogia onde haja o desenvolvimento de novas técnicas de ensino em sala de aula é que organizamos esta dissertação de mestrado intitulado “Ensino religioso: pedagogia do como e do que ensinar”. Assim estruturamos em três momentos: No primeiro capítulo, resgatamos historicamente a trajetória do ER, os modelos e concepções do ER; No segundo capítulo, descrevemos os aspectos método-didáticos, a práxis pedagógica e a importância do FONAPER na construção do conhecimento do fenômeno religioso nas tradições religiosas. No terceiro capítulo investigamos a prática pedagógica do docente do ER no cotidiano escolar da unidade de ensino as EEEFM Odilon Nelson Dantas no município de Cuitegi-PB, levando em consideração o material metodológico utilizado pelos professores na sala de aula do Ensino Fundamental II, como também a aplicabilidade dos conteúdos dos PCNER de forma interdisciplinar sem quaisquer tipos de proselitismo, de acordo com o artigo 33 da LDB, ressaltando que o ER tem uma estrutura cognitiva e educativa e que é parte integrante da formação básica do cidadão com o intuito de contribuir na prática docente do ER, favorecendo a relação ensino aprendizagem. A tipologia da pesquisa é descritiva, bibliográfica, etnográfica, pesquisa-ação e de campo. Como instrumento para coleta do dados utilizamos a entrevista com os professores do ER com questionário semi-estruturado. Julgamos pertinente aprofundar os estudos sobre o ER, porque entendemos que o mesmo faz parte da grade curricular e dos horários normais de ensino na rede estadual e também porque é possível encontrar docentes de ER sem a formação em Ciências das Religiões, Teologia ou Filosofia para ministrar a disciplina. De modo que também significa ratificar uma nova e rica possibilidade de aplicar na sala de aula de ER juntamente com os docentes e discentes técnicas de ensino, utilizando o conteúdo presente no PCNER e desenvolvendo a interdisciplinaridade com as demais disciplinas da grade curricular de ensino. Citamos no nosso referencial teórico vários autores que desenvolvem técnicas de ensino.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA