PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: LAIONEL VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: LAIONEL VIEIRA DA SILVA
DATA: 16/11/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
TÍTULO: Contribuições da Espiritualidade/Religiosidade na Subjetividade de Jovens Homossexuais: uma proposta de compreensão fenomenológica.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Homossexualidade; Subjetividade; Religião.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Historicamente em nosso contexto ocidental, a sexualidade tem sido regulada por diferentes perspectivas cientificas e religiosas, na qual a homossexualidade tem sido identificada por valores proximos ao cristianismo como algo “diferente” do comum. Essa estranheza e geradora de uma tensao subjetiva em homens e mulheres homossexuais, inclusive na forma de se relacionarem com a espiritualidade/religiosidade. Enquanto a religiosidade relaciona-se com as normas institucionais de uma tradicao religiosa, a espiritualidade prove uma busca por sentidos e autoconhecimento a vida humana. O nosso objetivo principal e investigar a influencia da espiritualidade/religiosidade na subjetividade de jovens homossexuais. Desse modo, a pesquisa segue dividida em tres momentos: um panorama sobre a homossexualidade no contexto historico ocidental, sobretudo na atualidade brasileira; analise das relacoes entre homossexualidade e espiritualidade; e as contribuicoes da espiritualidade na subjetividade de jovens universitarios homossexuais. O presente estudo foi desenvolvido atraves de uma pesquisa de campo de cunho fenomenologico. Participaram do estudo tres homens e tres mulheres homossexuais, respondendo a seguinte questao desencadeadora “como voce percebe a presenca de sua sexualidade na sua espiritualidade?”. Alem disso, responderam ainda, um questionario sociodemografico. Atraves do presente estudo foi possivel compreender alguns dos sentidos de espiritualidade na subjetividade gay, tais como a liberdade, o bem-estar e a autoaceitacao de sua sexualidade.
Presidente - 1860344 - FERNANDA LEMOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE