PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
0000000000/00000

Notícias


Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS DO NASCIMENTO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS DO NASCIMENTO SANTOS
DATA: 26/07/2017
HORA: 13:00
LOCAL: sala 319
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO: A PEDAGOGIA DO COMO E DO QUE ENSINAR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Técnicas de Ensino. Práxis pedagógica.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta dissertacao intitulada Ensino Religioso: pedagogia do como, do que e do para quem ensinar? teve como objetivo descrever como esta sendo desenvolvido o Ensino Religioso no cotidiano escolar da unidade de ensino estadual no municipio de Cuitegi-PB. No tocante, o artigo 33 da LDB nos afirma de que o ER de matricula facultativa e parte integrante da formacao basica do cidadao e constitui disciplina dos horarios normais das escolas publicas de ensino fundamental, assegurado o respeito a diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redacao dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997) mediante o citado artigo, o ER e uma disciplina que requer uma atencao toda especial no tocante a praxis pedagogica, uma vez que trata-se de uma disciplina inserida nos curriculos escolares e na formacao basica do(a) cidadao(a). A nossa pesquisa teve uma tipologia de cunho bibliografico, descritivo e de campo. A mesma fora realizada na EEEFM “ODILON NELSON DANTAS” localizada na cidade de Cuitegi-PB. Para coletarmos os dados elaboramos e aplicamos um questionario semiestruturado com 03 docentes, sendo 01 em cada turno do Ensino Fundamental II na escola citada anteriormente. Analisamos tambem, atraves da vivencia de tecnicas de ensino nas turmas de 6º ao 9º ano de como esta sendo a aplicabilidade dos conteudos organizados pelos PCNER. Com a finalidade de cumprirmos o objetivo proposto, a pesquisa esta organizada em 03 capitulos. No primeiro, apresentamos o aspecto historico do ER a nivel nacional, estadual e municipal, suas trajetorias, obstaculos, resistencias e concepcoes. No segundo capitulo, damos enfase a toda parte didatica- pedagogica, sua metodologia, formacao docente, importancia do FONAPER na epistemologia do ER, como tambem os conteudos programaticos contidos nos PCNER. No terceiro e ultimo capitulo, tratamos da analise da pesquisa e suas contribuicoes para a pratica do ER. Para fundamentarmos este trabalho, citamos no nosso referencial varios teoricos que trabalham com a tematica em estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA