PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
0000000000/00000

Notícias


CONGRESSO

XXXVI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS

 23 À 16 DE MAIO DE 2018

 Os estudos latino-americanos hoje estão experimentando um dinamismo surpreendente. A expansão desse campo desafia as projeções pessimistas dos anos 90 sobre o destino dos estudos na área em geral e oferece novas oportunidades de colaboração entre estudiosos, profissionais, artistas e ativistas em todo o mundo. Isso pode ser visto na expansão da própria LASA, que desde o início deste século cresceu de 5.000 membros que vivem principalmente nos Estados Unidos para quase 12.000 membros em 2016, 45% dos quais residem fora dos Estados Unidos (36% na América Latina e Caribe). E enquanto a maioria de nós reside nas Américas, há também um número crescente de associações e programas de estudos latino-americanos na Europa e na Ásia, a maioria dos quais tem suas próprias publicações e seminários anuais e congressos.

Vários fatores explicam esse dinamismo. Talvez o mais importante seja a própria maturidade do nosso campo. Várias gerações de latino-americanistas produziram um corpo de pesquisa enorme, diverso e sofisticado, com forte compromisso com a interdisciplinaridade e com o ensino sobre essa importante parte do mundo. Os estudos latino-americanos produziram conceitos e conhecimentos comparativos que ajudaram pessoas de todo o mundo a compreender processos e problemáticas que vão muito além dessa região. Por exemplo, os latino-americanistas estiveram na frente dos debates sobre as difíceis relações entre democracia, desenvolvimento e dependência de exportações de recursos naturais - desafios enfrentados em todo o mundo. Migração, imigração e deslocamento de pessoas devido à violência política, a guerra e a necessidade econômica são também fenômenos profundamente enraizados na nossa região, e trabalhos pioneiros da América Latina hoje podem lançar luz sobre experiências comparáveis em outras regiões. Não é necessário dizer que os estudos latino-americanos também têm hoje muito a contribuir para as discussões sobre o populismo e o autoritarismo em suas diversas formas na Europa e até nos Estados Unidos.

Com estas contribuições em mente, propomos que o tema abrangente do Congresso LASA de Barcelona seja "Estudos Latino-americanos em um Mundo Globalizado" e que examinemos como as pessoas de outras regiões estudam e percebem a América Latina, e como os estudos latino-americanos contribuem para a compreensão de processos e problemas comparáveis em todo o mundo.