PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSINALDO DANTAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINALDO DANTAS DA SILVA
DATA: 22/11/2017
LOCAL: UFPB - Universidade Federal da Paraiba
TÍTULO: Theos e logos na relação entre o mito e a ciência: objeto de estudo na área das Ciências das Religiões
PALAVRAS-CHAVES: Hermenêutica, Filosofia, Ciências das religiões, Desmitologização, Teologia
RESUMO: Trabalho intitulado “Theos e logos na relação entre o mito e a ciência: objeto de estudo na área das Ciências das Religiões”traz em sua essênciaa reflexão sobre o diálogo entre as Ciências das religiões e a Teologia a partir do compreender o Theos e o logos na relação entre o mito e a ciência, como objeto de estudo na área das ciências das religiões, enfocando o processo de desmitologização, proposto por Bultmann. Levando em conta que as Ciências das religiões está na academia e a Teologia passou a fazer parte do campo de estudo daquela, vimos que não existe uma boa convivência entre ambas, de forma que não tem havido relações um tanto harmônicas entre elas. A Teologia sente-se, no caso, desafiada a disputar espaço no universo multidisciplinar das Ciências das Religiões. Por essa razão, não é inevitável o confronto entre Teologia e Ciências das Religiões, cuja discussão ocorre ao longo da história, enfatizando posicionamentos entre a fé e a ciência. Nosso objetivo é refletir, sobretudo o papel da teologia diante das diversas expressões religiosas na academia enquanto contribuinte do diálogo e da boa convivência. Neste tema não pode faltar o mito e a cosmogonia dos deuses, ficando claro que aquele tem forte presença na origem das religiões, pois “o mito conta uma história sagrada, uma vez que relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do ‘princípio’”. Vale ressaltar que o mito está presente na história da humanidade há muito tempo. Do Mito à Realidade, chegando ao processo de Desmitologização caminha, também, este estudo. A Desmitologização não tem como significado a negação da mitologia, mas sim objetiva interpretar a mesma existencialmente, em função da compreensão de que o homem tem sua própria existência, buscando esclarecer o verdadeiro significado do mistério de Deus. Por fim, apresentamos a Teologia pública que dialoga com as Ciências das religiões apresentando o papel das religiões no mundo contemporâneo, fazendo-se necessária por contribuir nas discussões temática comuns a vida de todos.
Interno - 2884093 - SUELMA DE SOUZA MORAES
Externo à Instituição - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA