PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MARIA ENEAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA MARIA ENEAS COSTA
DATA: 07/12/2017
LOCAL: PPGCR/CE
TÍTULO: O SURGIMENTO DA “HISTÓRIA DAS RELIGIÕES” NA ITÁLIA: a contribuição de Raffaele Pettazzoni no desenvolvimento dessa disciplina acadêmica
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Histórico-comparado. Fenomenologia
RESUMO: Este trabalho busca demonstrar como foi o processo de estudos das religiões, de forma laica e não confessional na Itália? haja vista a interferência política e cultura completamente influenciada pelo Catolicismo. E, de que forma Raffaele Pettazzoni, histórico das religiões, contribuiu no crescimento e/ou difusão desse estudo? É partindo desses questionamentos que embasamos nosso objetivo de apresentar o surgimento da “História das Religiões” na Itália e a contribuição de Raffaele Pettazzoni no desenvolvimento dessa disciplina acadêmica, num país que sofre constantes intervenções políticas e eclesiásticas. Para tanto, iniciaremos nossa exposição desde a unificação da Itália em 1861 até o ano de 1959, ano da morte de Raffaele Pettazzoni, fazendo uso de uma metodologia fundamentada em pesquisa descritiva e bibliográficas, por meio de uma abordagem qualitativa e histórica propomos-nos compreender a concepção teórica desse estudioso das religiões, apresentando o processo de formação da cátedra de História das Religiões na Universidade La Sapienza de Roma e investigando qual a relevância de Pettazzoni no contexto acadêmico. Nesse sentido, nossa pesquisa apresenta um panorâma das divergências de pensamentos no âmbito acadêmico e intelectual no que tanque o estudo das religiões. Momento crucial para consolidação desse estudo como ciência e o quanto Pettazzoni foi importante para a instituição desse ensino na Itália.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP