PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANILZA CINESIO GOMES FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANILZA CINESIO GOMES FELIX
DATA: 29/11/2017
LOCAL: Sala da Pós-Graduação do PPGCR
TÍTULO: A ALTERIDADE E A ESPIRITUALIDADE DOS UNIVERSITÁRIOS POTIGUARA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade. Espiritualidade. Conhecimentos tradicionais. Universitários Potiguara.
RESUMO: O trabalho busca-se compreender as relações do universo acadêmico e as dimensões da espiritualidade universitária, como elemento primordial para a edificação de sua alteridade étnica, descrevendo os aspectos culturais do universitário presente na vida acadêmica e a relação com o processo de formação de sua alteridade, identificando como e quando os universitários Potiguara praticam seus conhecimentos tradicionais dentro da universidade, assim como os saberes científicos dentro das aldeias. Tem como objetivo investigar as ações dos universitários indígenas Potiguara na continuidade e a preservação de sua alteridade e espiritualidade étnica enquanto indígenas, tanto na academia, como na aldeia de origem. Os principais aportes teóricos são: Barcellos (2014), Eliade (2002), Palitot (2005), Cruz (2017), Lima (2016), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, que utiliza como instrumento a observação participante, uma vez que no universo indígena é primordial a presença in loco para se investigar o objeto de estudo; o diário de campo, a fim fazer todas as anotações, os roteiros, as inquietações junto aos indígenas; as entrevistas semi-estruturadas, essenciais para aprofundar as temáticas em destaques da pesquisa. Os resultados poderão revelar aspectos impactantes até então não revelados sobre a temática em questão.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI