PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: MARCIA MARIA ENEAS COSTA

DISCENTE: MARCIA MARIA ENEAS COSTA
DATA: 22/05/2018
LOCAL: PPGCR - CE
TÍTULO: O SURGIMENTO DA “HISTÓRIA DAS RELIGIÕES” NA ITÁLIA: a contribuição de Raffaele Pettazzoni no desenvolvimento dessa disciplina acadêmica
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Método Histórico-comparado. Fenomenologia
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar e apresentar como se deu o processo de formacao do campo de estudos das religioes, na Italia, de forma laica e nao confessional, de modo mais especifico, o surgimento da catedra de Historia das Religioes nesse Pais. Nesse sentido, vislumbramos tambem averiguar de que forma Raffaele Pettazzoni, historiador das religioes, contribuiu no crescimento e difusao desse campo de estudos, assim como no desenvolvimento dessa disciplina academica, que a qual foi alvo de constantes intervencoes politicas e eclesiasticas. Desse modo, para alcancar o referido objetivo, fizemos uso de uma metodologia fundamentada em pesquisa descritiva e bibliografica, por meio de uma abordagem qualitativa e historiografica, atraves da qual foi possivel compreender a concepcao teorica desse estudioso das religioes e, por conseguinte, apresentar o processo de formacao da catedra de Historia das Religioes na Universidade La Sapienza de Roma, assim como, seu pensamento e contribuicao academica. Nesse sentido, nossa pesquisa apresenta um panorama das divergencias de pensamentos no ambito academico e intelectual no qual se encontrava o estudo das religioes. Momento esse, crucial para consolidacao desse estudo como Ciencia e o quanto Raffaele Pettazzoni foi importante para a instituicao desse ensino na Italia. Com isso, foi possivel compreender o contexto de embates e desafios em que surgiu essa disciplina, bem como, o meio no qual estava inserido seu precursor, no que se refere a valorizacao do objeto religiao e, posteriormente, sua contribuicao para o campo da Ciencia da Religiao na atualidade.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP