PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIZ ARAUJO CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIZ ARAUJO CAETANO
DATA: 16/06/2017
LOCAL: Sala do PPCEM - Bloco multimídia
TÍTULO: APROVEITAMENTO, PURIFICAÇÃO E SELEÇÃO DO RESÍDUO DO BENEFICIAMENTO DO CAULIM, DO CORTE E POLIMENTO DO GRANITO E DO POLIMENTO DO PORCELANATO PARA OBTENÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Cerâmicos, resíduos, revestimentos, hidrociclone.
RESUMO: A análise de resíduos industrialmente produzidos vem se tornando bastante comum no meio científico, devido ao fato desses materiais comumente serem depositados de forma inadequada no meio ambiente. Os tratamentos dos resíduos geralmente apresentam limites técnicos operacionais para indústria e as alternativas de reciclagens ou reutilização são as estratégias mais adequadas no gerenciamento desses resíduos visando redução de descarte, agregando valores ao resíduo. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver formulações de um produto cerâmico constituído exclusivamente de resíduos sólidos industriais, provindo do beneficiamento do caulim, do granito e do polimento do porcelanato, submetido à operação de hidrociclonagem. A utilização de hidrociclonagem no tratamento de resíduos pode representar uma ferramenta bastante eficiente e de custo acessível para separação e purificação destes resíduos. No processo de hidrociclonagem, as partículas são separadas sob ação de duas forças, a centrífuga e da gravidade, gerando duas frações, uma grossa e uma fina, uma contida no underflow e outra no overflow, respectivamente. Na realização deste trabalho utilizou-se a metodologia de delineamento de misturas como alternativa para o estudo e otimização de formulações cerâmicas. Através da aplicação desta metodologia pôde-se avaliar o comportamento dos resíduos em uma mistura, conhecendo-se assim sua real função em uma formulação. Os resíduos foram caracterizados por difração de raios X, fluorescência de raios X, análise granulométrica e análise térmica. Após sinterização dos corpos de prova foram realizados ensaios das propriedades físicas. Os resultados indicaram que as frações dos materiais particulados derivados do processamento no hidrociclone apresentam diferentes tamanhos de partícula e distribuição de tamanho de partícula. Essas diferenças entre as frações influenciaram diretamente nas propriedades dos produtos obtidos e na temperatura final de queima, concluindo-se que a hidrociclonagem pode propiciar uma melhor escolha da temperatura de uso e possibilidade de desenvolvimento de novos usos dos resíduos. O resíduo do beneficiamento do caulim, do granito e do polimento do porcelanato, atualmente descartados como material sem função, pode ser visto como matéria prima promissora da indústria cerâmica e o sistema de purificação utilizado neste trabalho se mostrou eficaz para separação das frações grosseiras e finas, possibilitando assim utilizar as diferentes frações com distintas finalidades.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO