PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE SALVIANO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE SALVIANO ALVES
DATA: 06/06/2018
LOCAL: Sala 01 da Pós
TÍTULO: ESTILOS DE SOCIALIZAÇÃO PARENTAL, AJUSTAMENTO PSICOSSOCIAL E PERDÃO EM JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: socialização parental; ajustamento psicossocial, perdão.
RESUMO: Esta tese visa verificar se jovens e adultos socializados por estilos parentais que fortalecem o ajustamento psicossocial, considerando os construtos autoconceito e autoestima, seriam também mais propensos a terem maior capacidade empática e, consequente, atitudes para o perdão. Para tanto, foram desenvolvidos dois estudos empíricos. No primeiro estudo perguntou-se: quais os estilos parentais que mais favorecem o autoconceito e a autoestima em uma amostra de jovens e adultos paraibanos? Contou-se com uma amostra por conveniência de 211 universitários com idade média de 22,8 anos (DP = 6,5) sendo 81,5% do sexo feminino e 18,5% do sexo masculino. Referente ao nível de instrução, 92,4% possuíam superior incompleto, enquanto 7,6% possuíam nível superior completo. A maioria dos participantes era da religião católica, 49,3%, e evangélica, 23,2%, respectivamente. A média do nível de religiosidade foi de 5,6 (DP = 3,0). No que se refere ao curso de graduação, 95,3% eram alunos do curso de psicologia e os outros 4,7% cursavam psicologia, mas mantinham ou mantiveram vínculo com outros cursos. Os participantes responderam a três instrumentos já validados na população brasileira: Escala de Socialização Parental – ESPA29materna; Escala Multidimensional de Autoconceito – AF5; e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram analisados por meio do programa Statistical Package for Social Science for Windows - SPSS versão 20. Por meio dos padrões empíricos advindos das combinações dos escores nas dimensões Aceitação/Implicação e Coerção/Imposição, identificamos os estilos de socialização parental materna percebidos pela amostra (n = 211): 30,3% dos jovens e adultos percebeu-se socializado pelo estilo Autoritativo, assim como pelo estilo Negligente que também chegou a 30,3%. O estilo Indulgente foi percebido por 19,9% dos jovens. Por fim, 19,5% dos jovens e adultos percebeu-se socializado por meio do estilo Autoritário. Uma Análise de Variância – ANOVA Oneway foi realizada para testar se o autoconceito e a autoestima dependem dos estilos de socialização parental materna, como variável independente. Os resultados indicaram que o modelo foi significativo para autoestima. No tocante ao autoconceito, o escore total também indicou que o modelo foi significativo para o autoconceito acadêmico e familiar. Uma vez obtidos tais resultados e confirmando-se as expectativas indicadas pela literatura, efetuou-se um segundo estudo para verificar se os mesmos estilos parentais favoreciam a empatia e a atitude para o perdão. Por se tratar aqui de um trabalho em andamento, os resultados desse segundo estudo, assim como as devidas discussões, estão em fase de finalização.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO