PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA RAMOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA RAMOS COSTA
DATA: 01/06/2017
HORA: 10:30
LOCAL: UFPB
TÍTULO: INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ EM CONTEXTO DE BRINCADEIRA: LEVANTANDO INDICADORES DO USO INTENCIONAL DE BRINQUEDO
PALAVRAS-CHAVES: Interação mãe-bebê, Intencionalidade, Brincadeira
PÁGINAS: 50
RESUMO: As investigações referentes ao desenvolvimento humano inicial têm buscado apreender os processos de desenvolvimento humano em sua complexidade e dinâmica. Desta forma, esta pesquisa aborda a habilidade de comunicação intencional em um contexto de brincadeira livre, considerada uma situação privilegiada para mediações promotoras de desenvolvimento de habilidades tipicamente humanas. Essa questão será explorada com base na teoria histórico-cultural proposta por Vigotsky (1929/1986; 1932/1996; 1984/1991) uma vez que, esta teoria concebe a gênese dos processos humanos nas relações com o outro e com a cultura. Neste sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é conhecer e analisar as modalidades de brincadeiras e o uso intencional de brinquedos em interações mães-bebês. Participaram deste o estudo seis díades mãe-bebê distribuídas igualmente nas idades de nove, doze e quinze meses. As mães tinham idade média de 31 anos, e residiam em seus próprios domicílios. Como instrumentos foram utilizados um questionário sociodemográfico, uma entrevista semi estruturada, câmera de vídeo, gravador de áudio, lápis e papel. Os dados das interações videogravadas foram transcritos literalmente para análise que se estruturou nos seguintes eixos: contextos interativos, tipos de brincadeira e comportamentos comunicativos intencionais durante as brincadeiras. Os resultados preliminares demonstram que: nos bebês de nove meses percebeu-se 20 contextos de interações diádica, e 36 triádicas. Relativo às primeiras, 11 episódios foram de interação mãe-bebê, e nove entre o bebê-objeto. Aos 12 meses, foram observados 14 episódios de interação diádicas e 19 triádicas. As interações diádicas englobaram sete episódios mãe-bebê e sete episódios bebê-objeto. Já aos 15 meses, foram identificadas 13 interações diádicas e 38 triádicas. No que se refere aos tipos de brincadeira obteve-se quatro episódios de brincar exploratórios aos nove meses, cinco aos 12 meses e 10 aos 15 meses. Já o brincar convencional fez-se presente aos 12 meses com 3 episódios, e aos 15 meses com 11 episódios. Frente aos comportamentos comunicativos, aos 9 meses foi observado pegar e mostrar objetos, aos 12 meses comportamentos de dirigir a atenção através do olhar e iniciar uma ação e, aos 15 meses encaixar objetos e vocalizações. Esses resultados serão discutidos com base nas pesquisas da área bem como pelo modelo histórico-cultural e pesquisadores contemporâneos que exploram a temática da habilidade de comunicação intencional em contextos interativos mãe-bebê nos dois primeiros anos de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Externo ao Programa - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA