PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALDO MATOS ALBANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO MATOS ALBANO
DATA: 04/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala 1 PPGPS
TÍTULO: INTERAÇÃO EDUCADOR-ALUNOS NA HORA DA LEITURA: UM ESTUDO EM CRECHES PÚBLICAS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Interação social; leitura;creche;educação infantil; desenvolvimento infantil;
PÁGINAS: 193
RESUMO: O presente estudo objetivou analisar as trocas interativas educadores-crianças e entre os pares no contexto de creche, no momento da leitura, e as relações destas com o processo de desenvolvimento infantil. Para tanto, nos fundamentamos na perspectiva do desenvolvimento de Vygotsky, a qual, a partir da interação social, compreende o homem como influenciado pelas dimensões do contexto social, histórico e cultural do qual faz parte, estando sujeito às mudanças e transformações de acordo com as inter-relações que esse indivíduo estabelece com o mundo e, consequentemente, o constituem. A partir de um delineamento longitudinal, primeiramente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três educadoras de salas de crianças com faixa etária entre 24 e 35 meses de idade de três Centros de Referência em Educação Infantil-CREIs da rede pública da cidade de João Pessoa-PB. Posteriormente, realizamos ao longo do ano letivo do ano de 2016 observações sistemáticas, por meio da filmografia, do momento da roda de leitura nas creches, totalizando seis observações, com intervalos entre si de em média trinta dias, em cada contexto pesquisado. Realizamos ainda, uma análise documental acerca do material de planejamento das educadoras correspondente ao referido ano bem como do Projeto Político Pedagógico de cada uma das três creches pesquisadas. As entrevistas e os documentos das creches foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo e para a análise das observações ao longo do ano, foram feitas a transcrição e descrição dos comportamentos evidenciados no processo interativo entre educador e criança e entre pares, no momento da leitura. Os resultados apontam que as concepções das educadoras acerca do desenvolvimento infantil de crianças com faixa etária de 24-35 meses, são constituídas a partir das experiências destas educadoras no cotidiano da sala de aula com os seus alunos e que estas reconhecem a importância da criança estar inserida neste contexto de escolarização; evidenciam como aspectos significativos no desenvolvimento da criança de dois anos especificamente: cognição, socialização, linguagem, motricidade, identidade e autonomia; apontam que a prática educativa na educação infantil se caracteriza por meio do planejamento coletivo baseado na rotina da creche, visando articular essa prática com a habilidade atual da criança, destacando a prática da leitura, o desenvolvimento da consciência e a afetividade como facilitadores da aprendizagem. Em relação aos episódios interacionais observados durante a leitura, os resultados parciais referentes a uma das creches apontam que a educadora desenvolve sua narrativa por meio de expressões, contatos físicos com os alunos e variados estilos de leitura dos livros no decorrer do tempo, dentre os quais, sobressai a interação por meio de perguntas e solicitações à criança, destacando o uso de feedbacks aos alunos, articulando as dimensões que podem acessar o que poderia vir a ser a zona de desenvolvimento proximal da criança; a interação aponta a iniciativa também da criança durante a leitura, a qual faz solicitações ao educador que algumas vezes não são respondidas por este; a educadora evidencia uma prática educativa antes, durante e depois do momento da leitura que aponta pontos de ambiguidades e contradições com a sua concepção de desenvolvimento infantil, no entanto, evidencia também aspetos considerados positivos no processo de execução de suas práticas na hora da leitura, as quais se apresentam como favorecedoras da aprendizagem e desenvolvimento da criança.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - DEBORAH DORNELLAS RAMOS