PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: MAMADU DJALO

DISCENTE: MAMADU DJALO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE
TÍTULO: EFEITOS DA REDUÇÃO DA PRECIPITAÇÃO SOBRE A RIQUEZA, DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO DE FUNGOS AQUÁTICOS EM RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS
PALAVRAS-CHAVES: ascomicetos aquáticos, mudanças climáticas, semiárido, diversidade alfa e beta
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: As mudanças climáticas já estão levando diversas regiões do mundo a apresentarem eventos climáticos extremos, podendo impactar o funcionamento de ecossistemas aquáticos e terrestres. Os fungos aquáticos desempenham papel fundamental no processo de ciclagem de nutrientes como nitrogênio, carbono e fósforo. Portanto, investigar como as comunidades fúngicas variam em resposta às mudanças ambientais representa o primeiro passo para compreender os processos que influenciam a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos neotropicais. Este estudo propõe avaliar como a redução das chuvas e as consequentes alterações físicas e químicas da água afetam os padrões de riqueza, diversidade e composição de espécies de ascomicetos aquáticos em reservatórios neotropicais. Para isso, foram amostrados quatorze reservatórios localizados no Planalto da Borborema paraibano, no Nordeste do Brasil, onde foi levado em consideração a variação de precipitação entre regiões (seca e úmida) e entre habitats (litorânea e pelágica). Nossos resultados mostraram que os efeitos locais (i.e., habitat litorâneo versus pelágico) foram mais importantes do que os regionais (i.e., região seca versus úmida) para afetar os padrões de riqueza, diversidade e variação de composição de espécies. Além disso, também foi constatado que o efeito interativo entre nitrogênio e fósforo reduz a riqueza e diversidade de espécies dentro dos reservatórios.
Interno - 1539079 - JOSE DOMINGOS RIBEIRO NETO
Externo à Instituição - JOSIANE SANTANA MONTEIRO