PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIANE MARIA DA COSTA MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIANE MARIA DA COSTA MUNIZ
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: uma proposta de Plano de Ação para o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas; Saúde e Segurança do Trabalho; Política Pública; Risco; Universidade.
RESUMO: O presente estudo se dispõe a sugerir um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho para o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, com o propósito de institucionalizar uma política consonante à legislação vigente e às necessidades específicas do Centro e assim, aprimorar a gestão em saúde e segurança do trabalho. Para tanto, será necessário alcançar o seguinte objetivo geral: elaborar uma proposta de Plano de Ação, que direcione medidas de prevenção dos acidentes e doenças do trabalho e atendimentos de Primeiros Socorros em urgências clínicas e traumáticas, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA); e os objetivos específicos: realizar uma diagnose dos fatores de risco existentes relacionados a doenças e acidentes laborais no CCHSA e; fazer um levantamento das ações, em saúde e segurança do trabalho, desenvolvidas no CCHSA pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Desta forma, a pesquisa possui caráter exploratório, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental. Esta se dará a partir de dados colhidos do relatório de gestão do Departamento de Gestão de Pessoas e dos requerimentos de insalubridade e periculosidade dos servidores que se expõem à atividades arriscadas, e àquela através do estudo da literatura pertinente à temática. Os dados coletados serão analisados qualitativamente, a partir da analogia entre os achados e o que se é esperado pelas políticas vigentes.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA