PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HALLILSON COSMO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALLILSON COSMO DE MELO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DA EXECUÇÃO DO CENTRO CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DA UFPB, COM VISTAS A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE GESTORA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Orçamento. Descentralização. CCAE. UFPB.
RESUMO: No contexto de constantes mudanças no cenário econômico nacional, de instabilidade política e escassez de recursos nas instituições públicas, o desafio de adequar as práticas de gestão orçamentária e financeira, de forma a otimizar a utilização dos créditos e recursos, tem se tornado uma temática relevante para a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa tem como objeto de investigação, a execução orçamentária e financeira do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, da Universidade Federal da Paraíba. A temática se desenvolve a partir das perspectivas da execução de um Campus que tem se planejado para implantar uma Unidade Gestora, com o objetivo de melhorar o desempenho da sua execução. Este Campus, tem sede, estrutura e funcionamento, acadêmico e administrativo, no interior paraibano, no entanto, que tem suas atividades orçamentárias e financeiras desenvolvidas de forma centralizadas no Campus sede, localizado na cidade de João Pessoa. Perante o exposto, o objetivo geral desta dissertação consiste em verificar se a descentralização, através da implantação da unidade gestora no CCAE, implicará em melhorias no desempenho da sua execução orçamentária e financeira. Para conseguirmos alcançar o objetivo desse estudo, será realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, como forma de subsidiar uma discussão teórica quanto a expansão da educação superior no Brasil, e também, quanto ao orçamento público e a sua execução, pretendendo dar suporte a análise dos dados. Nessa análise, será apresentado o orçamento geral da UFPB, aprovado pelo CONSUNI, para os exercícios de 2014 e 2015, enfatizando o detalhamento de crédito, as suplementações e a efetiva execução orçamentária do CCAE. Por fim, este estudo apresentará as vantagens/desvantagens da execução orçamentária centralizada/descentralizada, e as possíveis implicações, positivas ou negativas, que uma execução descentralizada poderá ocasionar.
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS