PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RAQUEL PEREIRA DE LIMA

DISCENTE: RAQUEL PEREIRA DE LIMA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A POLÍTICA AVALIATIVA DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E SUA REPERCUSSÃO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA INSTITUIÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Política. Avaliação. Desempenho. Servidor Público. Instituição de Ensino Superior. Universidade Federal da Paraiba.
ÁREA: Educação
RESUMO: Na era da Administracao Publica gerencial, a busca por uma gestao publica eficiente e de resultados nao e mais um discurso proclamado de governantes, mas um dever a ser cumprido por todo o funcionalismo publico que a cada dia sente a responsabilidade de prestar bons servicos ao publico, visto que os olhos da sociedade estao a todo o tempo fiscalizando a prestacao de cada servico. Assim sendo, a avaliacao de desempenho funcional para os servidores publico, alem de uma obrigatoriedade por lei, representa para a administracao publica uma ferramenta de gestao que possibilita averiguar o desempenho dos servidores no exercicio de todas as suas atividades e funcoes, e se aplica a todos os orgao e entidades da Administracao Publica, seja ela direta ou indireta. A partir dessa premissa, essa pesquisa teve por objetivo analisar a politica avaliativa de desempenho dos servidores Tecnico-Administrativos da Universidade Federal da Paraiba, verificando, atraves da percepcao dos gestores responsaveis pelo processo avaliativo no ambito da instituicao, e da percepcao dos proprios servidores TA’s que realizam atividades de atendimento ao publico, se esse processo avaliativo de desempenho funcional repercuti na melhoria dos servicos de atendimento ao publico que sao prestados na instituicao. Para tanto, buscou-se responder a seguinte indagacao: Qual a repercussao da politica avaliativa de desempenho dos servidores TA’s da UFPB nos servicos de atendimento ao publico prestados na instituicao, a partir da perspectiva dos gestores responsaveis pelo processo avaliativo na UFPB e da perspectiva dos servidores TA’s lotados na CAS/PROGEP/UFPB? A metodologia foi delimitada a partir do metodo de abordagem fenomenologico do tipo de pesquisa qualitativa, aplicada, exploratoria e descritiva, com procedimentos bibliografico, documental e de pesquisa de campo, utilizado como metodo de coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos os servidores TA’s com lotacao na CAS/PROGEP/UFPB e os gestores responsaveis pelo processo avaliativo na instituicao. Quanto a analise dos dados, utilizou-se a Analise de Conteudo de Bardin e os resultados inferidos apontaram que nao ha repercussao da avaliacao de desempenho dos servidores TA’s nos servicos de atendimento ao publico em especifico, mas pode repercutir positivamente nos servicos setoriais em geral, quando realizada e cumprida devidamente todas as etapas da avaliacao funcional.
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO