PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ROBSON LIMA PALMEIRA

DISCENTE: ROBSON LIMA PALMEIRA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIGITAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO PILOTO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional e Tecnológica. Egresso. Técnico em Enfermagem. Mundo do trabalho
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral a criacao e validacao de um sistema digital de acompanhamento do egresso para a educacao profissional e tecnologica. Atraves desta acao pretende-se restabelecer o vinculo entre o mundo do trabalho e as instituicoes educativas mediado pelos egressos, que podem contribuir na formacao de novos profissionais apresentando a sua visao do mundo do trabalho. Esse monitoramento e fundamental para avaliacao dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas acoes e reformulacao de propostas pedagogica, afim de melhorar a qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodologico, exploratorio e descritivo com abordagem quantitativa, e seu referencial teorico baseia-se nos estudos da historia do ensino profissional e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educacao Profissional e Tecnologica para os cursos Tecnicos de Nivel Medio. Participaram do estudo 30 juizes profissionais envolvidos com a area de educacao, que avaliaram todos os itens do questionario quanto a sua pertinencia, clareza e aparencia, utilizando um formulario no Google Forms. Depois desta avaliacao foi entao calculado o coeficiente de validacao de conteudo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, indice considerado satisfatorio. Apos a validacao de conteudo o instrumento foi transportado para um sistema computacional, esse utilizado para coleta de dados de 30 egressos do Curso Tecnico em Enfermagem da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), que participaram do estudo piloto, afim de testar o instrumento. A validacao de consistencia interna ou fidedignidade deste instrumento, foi calculada atraves do coeficiente alfa de Cronbach, que apresentou otima consistencia interna dos itens da escala do instrumento, com valor de α=0,96. Os resultados sao apresentados atraves de graficos gerados pelo sistema computacional e tabelas das sete dimensoes que o compoem: 1. Perfil socioeconomico; 2. Dados do curso; 3. Insercao profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formacao profissional; 6. Satisfacao profissional e 7. Trajetoria educacional. O estudo mostra os conhecimentos adquiridos pelos egressos durante o curso possibilitando tracar o seu perfil profissional e avaliacao da qualidade da sua formacao profissional proporcionada pela instituicao formadora, quanto aos conhecimentos teoricos e praticos e quais as competencias e habilidades indispensaveis aos profissionais que estao inseridos ou nao no mundo do trabalho. O nosso produto final alem de apresentar suporte teorico, ja que esta pautado em pesquisa bibliografica e empirica, tem sua importancia potencializada por esse aspecto pratico. O instrumento possibilita, atraves da mediacao do egresso, avaliar, constantemente, a formacao profissional dos discentes, em consonancia com as transformacoes vivenciadas pela sociedade e as novas configuracoes presentes no mundo do trabalho e suas demandas.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo ao Programa - 1743753 - MARIA SORAYA PEREIRA FRANCO ADRIANO