PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI
DATA: 15/03/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CI- UFPB -Unidade Mangabeira
TÍTULO: GUIA PRÁTICO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO CENTRO DE INFORMÁTICA DA UFPB, A PARTIR DO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Avaliação da Educação Superior; SINAES; Novos instrumentos de Avaliação do SINAES; Análise SWOT para cursos de graduação; PDCA para cursos de graduação.
PÁGINAS: 125
RESUMO: Este projeto de dissertação tem como objetivo geral elaborar um guia prático de procedimentos técnicos padronizados que determinem as ações a serem adotadas por ocasião da avaliação dos cursos de graduação oferecidos pelo Centro de Informática da UFPB, a partir do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Presencial e a Distância, do SINAES. A presente pesquisa quanto à abordagem é do tipo qualitativa, seu método geral é o indutivo, com procedimento histórico, sendo, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; em relação aos objetivos é pesquisa descritiva e utiliza como procedimento, a pesquisa documental, com estratégia documental. A arquitetura do projeto de pesquisa foi construída tendo como base o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que é o centro de onde irradia toda a evolução do presente projeto. Contextualizou-se historicamente as regulações da educação superior no Brasil, a partir de 1983, e, através de uma imersão profunda, foram analisados os componentes, instrumentos, objetivos e evolução do SINAES, de 2004 a 2018, os Novos Instrumentos a partir de 2017 e busca-se construir o estado da arte da avaliação da educação superior com foco no SINAES, consultando-se as dissertações e teses disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES, cujo termo de busca foi a sigla SINAES, no período de 2004 a 2018, aplicando-se nessa busca os seguintes filtros: 1) tipo: dissertações de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional; teses de Doutorado; 2) grande área de conhecimento: Ciências Humanas; 3) área de conhecimento: Educação; 4) área avaliação: Educação: 5) área(s) de concentração: Educação; Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior e Gestão e Avaliação da Educação Pública; 6) nome(s) do(s) Programa(s): Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado); Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (Mestrado Profissional) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (Mestrado Profissional). Nossa fundamentação teórica sobre a Avaliação da Educação Superior no Brasil terá como base – além da legislação específica – os Autores Dilvo Ilvo Ristoff, José Dias Sobrinho, Claudia Maffini Griboski e Roberto Vehine. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir de forma efetiva – através da padronização de rotinas administrativas e de procedimentos técnicos a serem adotados, no âmbito interno do Centro de Informática da UFPB – para a melhoria dos resultados das avaliações dos cursos de graduação oferecidos pelo Centro, através do Guia Prático que iremos propor, concebido com base na análise SWOT realizada a partir dos Relatórios de Avaliação Externa in loco para reconhecimento dos Cursos, utilizando os Novos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo ao Programa - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO