PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANA PATRICIA DE CARVALHO FARIAS SERRANO

DISCENTE: ANA PATRICIA DE CARVALHO FARIAS SERRANO
DATA: 27/02/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA:Diagnóstico aplicando o modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira -MGCAPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; diagnóstico; MGCAPB; IFPB
ÁREA: Educação
RESUMO: A evolucao na maneira de gerir o conhecimento resultou na criacao de metodos auxiliares ao alcance dos objetivos estrategicos organizacionais. O IFPB, como instituicao publica de educacao,possuidora e disseminadora de conhecimentos deve acompanhar as transformacoes ocorridas nessa area de gestao. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo de diagnosticar a gestao do conhecimento dentro da reitoria do Instituto Federal da Paraiba -IFPB, a partir das etapas previstas no modelo de gestao do conhecimento para a administracao publica brasileira –MGCAPB. Alem disso, foi realizado o mapeamento do fluxo do processo de conhecimento e identificados os fatores facilitadores e entraves para o desenvolvimento e implementacao de um plano de gestao do conhecimento no Instituto. Assim, a pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, de natureza aplicada e abordagem exploratoria, que teve como sujeitos, gestores e servidores que atuam em setores estrategicos para implementacao da gestao do conhecimento dentro da reitoria do IFPB. A escolhada populacao da pesquisa levou em consideracao os viabilizadores estrategicos apontados pelo referido modelo: lideranca; tecnologia, pessoas e processos. Para a coleta de dados foi realizada a aplicacao de questionario on-line contendo quesitos relacionados a avaliacao da gestao do conhecimento e aos instrumentos previstos nas etapas de diagnostico e planejamento do MGCAPB. Considerou-se, para a analise dos dados, alem dos procedimentos metodologicos, os parametros prescritos no MGCAPB. Levando em conta o referencial teorico e os resultados da pesquisa, concluimos que a reitoria do IFPB se enquadra no nivel iniciante de maturidade em gestao do conhecimento e ainda comeca a reconhecer a necessidade de gerenciar o seu conhecimento. Ainda como resultados da pesquisa foram apresentados: um business case, justificando a importancia da GC para a reitoria do IFPB; um plano de gestao do conhecimento e; um modelo conceitual de sistema de compartilhamento de informacoes e conhecimentos.
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Externo ao Programa - 1873938 - HERMANN ATILA HRDLICKA