PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: FABIO DANILO ROLIM DE LIMA

DISCENTE: FABIO DANILO ROLIM DE LIMA
DATA: 01/03/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BENEFÍCIO DA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA A PERMANÊNCIA NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Permanência. Assistência Estudantil.
ÁREA: Educação
RESUMO: As politicas publicas introduzidas com o intuito de democratizar o acesso a educacao superior possibilitaram efetivamente o ingresso de sujeitos historicamente excluidos, o que demandou a ampliacao de politicas com vistas a permanencia nas IFES, dentre elas, acoes que se referem a assistencia estudantil por meio do Programa Nacional de Assistencia Estudantil – PNAES. Nesta perspectiva, definimos como objetivo principal da pesquisa analisar a contribuicao do beneficio da residencia universitaria no que diz respeito a permanencia com sucesso dos estudantes da graduacao presencial do Campus I da Universidade Federal da Paraiba. Para tanto, desenvolvemos os seguintes objetivos especificos: caracterizar a politica de assistencia estudantil no ambito da expansao e das politicas de inclusao social da educacao superior; mapear as acoes desenvolvidas pela PRAPE voltadas para a assistencia estudantil na UFPB; reconhecer a situacao academica dos estudantes beneficiados com a Residencia Universitaria Masculina e Feminina (RUMF); analisar a situacao que se relaciona ao desempenho academico dos estudantes beneficiados com a RUMF; e propor acoes para a melhoria do desempenho academico dos beneficiarios da residencia universitaria da UFPB. Trata-se de um estudo abordado sob o enfoque qualitativo, de vies exploratorio, que utiliza como tecnicas as pesquisas bibliografica e documental. O Sistema Integrado de Gestao de Atividades Academicas (SIGAA) foi o principal instrumento adotado para a coleta e o levantamento de dados. A populacao de pesquisa foi constituida por 362 estudantes beneficiados com a RUMF no periodo de 2015.2 e a amostra representou 100% (cem por cento) deste universo. Assim, nossa pesquisa apontou que a residencia universitaria da UFPB foi significativamente contributiva para 87% dos investigados. Ademais, foram propostas algumas acoes aos gestores da instituicao, visando aprimorar o desempenho academico e a permanencia com sucesso dos discentes assistidos.
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS