PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: VALDINEZ DA SILVA LIMA

DISCENTE: VALDINEZ DA SILVA LIMA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala 321 do CE
TÍTULO: A EFICIÊNCIA DA GESTÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES NA ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Gestão; Administração; Empresa brasileira de serviços hospitalares; Hospitais Universitários; Indicadores.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Partindo do pressuposto que a EBSERH e um novo modelo de gestao dos Hospitais Universitarios e dos diversos problemas que vem sendo enfrentado pela sociedade na area da saude atualmente no Brasil, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a gestao da EBSERH no ambito do Hospital Universitario Lauro Wanderley de 2013 a 2018 e se a mesma atingiu patamares de eficiencia no servico. Para tanto, utilizamos como abordagem o metodo indutivo, sendo a pesquisa realizada do tipo descritiva, com enfoque qualitativo. Quanto aos procedimentos tecnicos, a pesquisa foi bibliografica, documental e de campo. Para a coleta de dados o instrumento escolhido foram cinco questionarios com perguntas objetivas e subjetivas, sobre informacoes organizacionais da instituicao e estrategias da gestao. A populacao do estudo foi constituida por gestores do HULW. Nesse sentido, a amostra foi composta seguindo o organograma do hospital, cinco gestores: um superintendente, um gestor de atencao a saude, um gestor de ensino e pesquisa, um gestor de pessoas e um gestor administrativo. Alem disso, foram utilizados os indicadores de avaliacao de desempenho da EBSERH/SUS para aprofundar a descricao das caracteristicas da prestacao de servicos pelos hospitais conveniados, no qual foi elaborado um quadro de pontos positivos e negativos da gestao. No processo de analise dos dados, foi avaliado o perfil dos participantes da pesquisa e logo depois de exploradas as questoes disparadoras e o discurso dos gestores. Conclui que dentro do proposto na criacao da EBSERH, os objetivos foram alcancados, que sao eles: Aumento de recursos humanos, atraves das 1.175 novas contratualizacoes com vinculo CLT e emprego dos recursos do REHUF para novas instalacoes, recuperacao do predio, aquisicao de equipamentos e instalacoes que foram realizadas em 80% no seu total. A mesma foi eficiente em sua forma organizacional e sugeri novas pesquisas e estudos sobre esse tema que pudessem dar continuidade a presente pesquisa sobre o objeto de estudo em outras instituicoes nacionalmente a fim de ampliar amostras e detectar demandas e potencialidades consideradas relevantes para a melhoria da gestao. Diante do exposto, refleti sobre as discussoes da pesquisa, resultados e apresentei sugestoes de implementacao para futuras analises.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA