PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EMILY DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILY DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 28/02/2019
HORA: 13:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE GRADUANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PLANO DE APLICAÇÃO PARA APOIO PEDAGÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Políticas Públicas. Assistência Estudantil
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Amparado pelo Programa Nacional de Assistencia Estudantil (PNAES), o apoio pedagogico traz a proposta de dar suporte ao estudante, principalmente aqueles que apresentam baixo rendimento academico. Todavia, as universidades federais pouco tem evidenciado acoes aos estudantes que superem a transferencia de auxilios sob a forma de recursos financeiros, fazendo entender uma dificuldade das instituicoes em projetar acoes que alcancem o sentido pratico das responsabilidades academicas que os discentes precisam cumprir. Este estudo teve como objetivo geral agrupar dispositivos de suporte/apoio pedagogico ao estudante, em um modelo de organizacao e implementacao de acoes que o assessore nas atividades academicas para a sua permanencia. De modo especifico, buscou-se: a) problematizar acerca das politicas de in/exclusao; b) rastrear as acoes ofertadas pelas IFES no que tange ao apoio a permanencia do estudante; c) criar um modelo de intervencao em apoio pedagogico para suporte a permanencia discente. Foi realizado uma busca no Cadastro E-Mec, verificando 55 instituicoes com conceito institucional satisfatorio pelo SINAES, pelas as quais buscou-se por elementos que indicassem apoio pedagogico ao estudante. Tendo em vista as informacoes encontradas por analise documental expostas nos enderecos eletronicos institucionais e as ofertas ja em atividade na Universidade Federal da Paraiba, condensamo-las para proposta de um modelo interventivo que de suporte ao universitario vinculado ao Centro de Educacao (campus I) da instituicao, a fim de propiciar ampliacao no suporte a permanencia e qualidade na formacao do universitario. Dessa maneira, propomos acoes em: “educacao tutorial”, “workshops e minicursos”, “plantao de orientacao aos estudos”, “seminario de carreira e orientacao da profissao”, “encontros de pratica de ensino” e do “apoio psicopedagogico”, como um modelo global de acesso pelo estudante, por atividades distintas e complementares. Verificou-se, assim, atuacoes que contemplem as diferentes naturezas de suporte, quer seja por “reforco ao conteudo”, “ensino as estrategias de aprendizagem” ou “apoio aos fatores intrinsecos ao discente”, formando um modelo de intervencao que pretende disponibilizar informacoes uteis para a gestao universitaria, no que diz respeito ao apoio pedagogico enquanto assistencia estudantil.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA