PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURDES MARIA RODRIGUES CAVALCANTI
DATA: 19/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Centro de Informática (UFPB) - Unidade Mangabeira
TÍTULO: GUIA PRÁTICO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO CENTRO DE INFORMÁTICA DA UFPB, A PARTIR DO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Educação Superior; SINAES; IACG-2017; Análise SWOT; PDCA; Guia prático; CI-UFPB.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta dissertacao teve como objetivo geral elaborar um manual teorico pratico de procedimentos tecnicos padronizados que determinaram as acoes a serem adotadas, por ocasiao das proximas avaliacoes dos cursos de graduacao oferecidos pelo Centro de Informatica da UFPB, a partir do Instrumento de Avaliacao de Cursos de Graduacao – Presencial e a Distancia – do SINAES. A presente pesquisa, quanto a abordagem, foi do tipo qualitativa, com procedimento historico, tendo sido, quanto a natureza, uma pesquisa aplicada; em relacao aos objetivos, foi pesquisa descritiva e utilizou como procedimento, a pesquisa bibliografica com estrategia documental. A estrutura da pesquisa foi construida tendo como base o SINAES. Contextualizou-se, historicamente, as regulacoes da educacao superior no Brasil, a partir de 1983; foram analisados os componentes, instrumentos, objetivos e evolucao do SINAES, de 2004 a 2018, os Novos Instrumentos de 2017 e buscou-se construir o estado da arte da avaliacao da educacao superior, com foco no SINAES, consultando-se, no mes de fevereiro de 2019, as dissertacoes e teses disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES, cujo termo de busca foi a sigla SINAES. Nossa fundamentacao teorica sobre a Avaliacao da Educacao Superior no Brasil teve como base – alem da legislacao especifica – os Autores Dilvo Ilvo Ristoff, Jose Dias Sobrinho, Claudia Maffini Griboski e Robert Verhine. Os resultados da presente pesquisa fundamentaram a elaboracao de um Manual Teorico Pratico, concebido com base na analise SWOT, complementada pela ferramenta PDCA, destinado aos cursos de graduacao do CI/UFPB, a partir dos Relatorios de Avaliacao Externa in loco.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo ao Programa - 1149359 - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO