PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELZA GALDINO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELZA GALDINO DE OLIVEIRA
DATA: 30/05/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: análise do itinerário formativo”
PALAVRAS-CHAVES: Professores do Ensino Básico; Técnico e Tecnológico (EBTT); Formação continuada; Saberes docentes; Financiamento;
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os Centros Federais de Educacao Tecnologica (CEFETs) ao se transformarem em Institutos Federais de Educacao, Ciencia e Tecnologia, com a Lei nº 11.892/2008, passaram a ofertar ensino em todos os niveis e modalidades, incluindo licenciaturas e capacitacao pedagogica de professores, alem de pos-graduacao lato e stricto sensu. Nesse contexto, interessamo-nos por lancar o olhar sobre a trajetoria de formacao continuada dos docentes que passam a atuar na rede federal e investem na sua formacao como professores da Educacao Profissional Tecnologica (EPT). Nosso objetivo principal foi analisar o itinerario formativo dos professores do Ensino Basico, Tecnico e Tecnologico (EBTT) do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB) e os saberes docentes por eles priorizados. Para isso, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos acerca do processo de formacao continuada de professores para a educacao superior, defendidos por Imbernon (2009, 2011), Tardif (2002), Freire (1987), Pimenta (1998), entre outros pesquisadores. Este trabalho constituiu-se em um estudo de caso, que seguiu o processo de pesquisa qualitativa e exploratoria, tendo como campo de pesquisa o Instituto Federal da Paraiba, Campus Joao Pessoa, como sujeitos, 66 (sessenta e seis) docentes efetivos dessa instituicao, com a amostra de 44 (quarenta e quatro) que atuam no curso Bacharelado em Administracao e 22 (vinte e dois) na Licenciatura em Quimica, ambos na modalidade presencial. Quanto ao procedimento de pesquisa, realizamos analise documental, analise do curriculo Lattes e aplicamos questionario semiestruturado, sendo os dados gerados tratados por meio da analise de conteudo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2007). Entre os resultados apontados nas analises, destacamos os investimentos que os docentes fazem em seus itinerarios formativos e que, embora nao apresentem, em sua maioria, uma formacao inicial voltada a pratica pedagogica, alguns investiram em formacoes continuadas que contemplassem a dimensao didatico-pedagogica (SAVIANI, 2009), como tambem demonstraram interesse em participar de momentos de formacao de carater pedagogico. Com as discussoes empreendidas, apontamos elementos a fim de contribuir para a consolidacao de uma politica de formacao continuada voltada para os professores EBTT
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO