PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES
DATA: 14/06/2019
LOCAL: Sala de reunião do IDEP-UFPB
TÍTULO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUDITORIA GOVERNAMENTAL: uma contribuição para a Unidade de Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento estratégico; Administração Pública; Auditoria governamental;
RESUMO: O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão essencial para o desenvolvimento das organizações, sejam elas públicas ou privadas, e sua utilização na auditoria interna governamental pode contribuir para maximizar os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo de planejamento estratégico voltado para a Unidade de Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraíba, visando o aprimoramento das atividades desenvolvidas no Setor. Utilizando a análise SWOT, o modelo proposto apresentará um diagnóstico ambiental, onde serão apontados os aspectos internos e externos que podem influenciar no desempenho das atividades executadas na referida Unidade. A análise SWOT é uma importante ferramenta estratégica e sua aplicação trará benefícios para a auditoria interna, permitindo que se tenha um panorama da situação atual, a partir da identificação dos seus pontos fracos e fortes, com vistas a contribuir para a tomada de decisões no referido Setor. A hipótese levantada para esta pesquisa é que a adoção do planejamento estratégico na Auditoria Interna da UFPB irá contribuir para aumentar a eficiência na execução das atividades executadas na Unidade. Para atingir os objetivos traçados, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, utilizando para a coleta de dados, os instrumentos empregados para o planejamento das atividades individuais da auditoria interna, produzidos pela equipe de auditores da Instituição, entre os anos de 2014 a 2018, os quais serão apresentados ao longo da pesquisa. Será apresentada, também, a base normativa que fundamenta a atividade de auditoria interna governamental, a exemplo de leis, decretos, resoluções, instruções normativas, manuais técnicos e demais instrumentos legais pertinentes ao objeto de estudo. Será analisado, ainda, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB, para o quinquênio 2014-2018. O referencial teórico está embasado nos principais conceitos ligados à administração pública brasileira, auditoria interna governamental e planejamento estratégico.
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo à Instituição - MAURÍCIO RISSI