PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANDRO BARROS DA SILVA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANDRO BARROS DA SILVA SOUZA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A POLÍTICA DE GOVERNANÇA PÚBLICA APLICADA AOS PROCESSOS SELETIVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Universidade; Pós-Graduação, Governança Pública, Processos Seletivos
RESUMO: O presente trabalho analisa as profundas transformações do Estado de Direito brasileiro, com destaque para os aspectos que envolvem as mudanças na atuação do Estado e da administração pública, de modo a entender o papel desse cenário na gestão das universidades atualmente. Nesse sentido, esse estudo é realizado a partir da quebra do paradigma subjacente à reforma do Estado dos anos 80, cujo período representou uma maior atuação do Estado frente às exigências socioeconômicas, políticas e ambientais do mundo contemporâneo. Dessa forma, toma-se como contraponto as correlações entre a estrutura do Estado brasileiro, a governança pública e o contexto das universidades federais no Brasil, mormente tais estruturas se apresentem em um momento sensível marcado por graves questões relacionadas com a autonomia das universidades e o controle do Estado, sobretudo quando em jogo medidas que visam à eficiência administrativa e o controle de gastos públicos no âmbito da educação superior no país. Nesse contexto, fica cada vez mais evidente que o Estado brasileiro necessita orientar-se por uma postura mais equânime, com vistas a resultados mais efetivos voltados, sobretudo para a justiça social, o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento do país. À vista disso, ao trazer à discussão da política de governança pública no contexto da UFPB, em especial dos programas de pós- graduação tem-se como objetivo descrever medidas que auxiliem a UFPB na construção de um ambiente favorável ao alcance de seus objetivos institucionais. Essa proposta sinaliza uma tentativa de resolução de problemas relacionados à gestão universitária com base no Decreto nº 9.203, de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal.
Externo ao Programa - 1873938 - HERMANN ATILA HRDLICKA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS