PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: OSIRAN FELICIO DE LIMA

DISCENTE: OSIRAN FELICIO DE LIMA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: Auditório do CEDESP
TÍTULO: LEAN OFFICE APLICADO À OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO: o caso do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Administração pública. Avaliação institucional. Lean Office. IDEP-UFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A Avaliacao Institucional interna tem assumido o papel de diagnosticar a instituicao, registrar a situacao atual e, a partir dos criterios do sistema e da ampla discussao, identificar oportunidades de melhorias que resultem em melhores padroes de eficiencia e qualidade de seus processos internos tanto academicos quanto administrativos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e propor melhorias ao processo de aquisicao de materiais de consumo em uma Instituicao Federal de Ensino Superior (IFES), no caso a Universidade Federal da Paraiba (UFPB), a partir da aplicacao dos conceitos e praticas do Lean Office, com foco na eliminacao das perdas fundamentais do processo, com vistas a aumentar o potencial de agregacao de valor as atividades desenvolvidas e, por conseguinte, a resultar em maior celeridade no atendimento as demandas. Dado o contexto da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliografico envolvendo Administracao Publica, New Public Management (NPM), Avaliacao Institucional, Compras no setor publico, e em seguida sobre os conceitos da Producao Enxuta, o qual foi desdobrado no conteudo que versa sobre o Lean Office, tambem conhecido como Escritorio Enxuto. Adotou-se como modalidade de pesquisa o estudo de caso aplicado ao processo de aquisicao de materiais de consumo no ambito do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraiba (IDEP-UFPB), orgao suplementar vinculado a Reitoria/UFPB. Na coleta de dados, alem da utilizacao de tecnicas especificas (SIPOC, Fluxograma e MFV) com o objetivo do mapeamento do fluxo de valor abrangendo todas as etapas que compoem o processo de aquisicao de materiais de consumo, desde a requisicao em Sistema de Registro de Precos (SRP) ate o recebimento dos itens pelo setor solicitante, foram utilizadas a pesquisa documental e entrevista semiestruturada com os servidores envolvidos. Ao final, obteve-se, em primeiro plano, uma contribuicao teorica, pois os conceitos e praticas do modelo Lean Office foram aplicados em ambiente administrativo do setor publico, ambiente este que apresenta diferencas bastante acentuadas em relacao aquele ambiente onde geralmente as praticas Lean sao executadas (industria manufatureira), e em segundo, a construcao de cenarios futuros baseados nos principios da mentalidade enxuta apontou para a possibilidade de aumentar o percentual de valor agregado em relacao ao Tempo de Ciclo das atividades (TAV) de 54,8% para 63,3%, e o potencial de valor agregado em relacao a quantidade de procedimentos (VAt), de 46,9% para 55,6%. Em razao das melhorias projetadas, o Total Cycle Time (TCT) podera ser reduzido em ate 26,3%, e o Total Lead Time (TLT) apresentou uma reducao estimada em pelo menos 57,9%. Desse modo, concluiu-se que e possivel otimizar o processo de aquisicao de materiais de consumo, desde a requisicao ate o recebimento, a partir de uma concepcao do fluxo de valor baseada nas teorias do Lean Office, resultando em maior eficiencia do processo e, por conseguinte, maior celeridade na prestacao de servicos no ambito do setor publico.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO