PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYLEID RAFAELE DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLEID RAFAELE DE LUCENA
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Cedesp/UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre acessibilidade na Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Avaliação do Ensino Superior. Acessibilidade. Inclusão de Pessoa com Deficiência.
RESUMO: Diante dos aspectos atuais e históricos que perfazem o contexto da pessoa com deficiência é essencial discutir sua inclusão em um ambiente de promoção a educação, posto que vivemos um momento de fortes transformações sociais e de intensa luta pelos direitos humanos. Nesse sentido, definimos como objetivo desta pesquisa avaliar as condições de acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande por meio de um diagnóstico referente ao atendimento da pessoa com deficiência. Assim, a estrutura deste trabalho foi projetada tendo a acessibilidade como ponto de partida e, a partir dela, se desenvolverá sobre a Avaliação Institucional e inclusão da pessoa com deficiência no âmbito de uma biblioteca universitária. Quanto ao enfoque da pesquisa, os procedimentos metodológicos adotados para sua realização baseiam-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva, documental, bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa documental constará a análise da legislação sobre o tema, assim como do Instrumento de Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior, elaborado pelo MEC. No tocante a pesquisa bibliográfica, será feita uma revisão da literatura incluindo diálogos com autores que versam a temática da acessibilidade, da inclusão e da avaliação de instituições de ensino superior, tais como Sassaki (2010), Dias Sobrinho (2003), Hipólito (2018), Ristoff (2016), Moreira (2005), Santos (2004) e Jezine (2015).Utilizar-se-á de questionário semi-estruturado para a coleta de dados, tendo como sujeitos discentes com deficiência, servidores e gestores da Biblioteca Central. Pretende-se, assim, identificar os aspectos facilitadores e inibidores de inclusão, considerando as estruturas física, material e de pessoal. Dessa forma, espera-se provocar uma reflexão sobre o papel da Universidade na qualidade de agente facilitador de uma prática inclusiva, considerando sua responsabilidade social, do mesmo modo que visa discutir a contribuição de políticas públicas de incentivo, acesso, permanência e sucesso da pessoa com deficiência no âmbito acadêmico. Por fim, busca-se obter resultados que venham consolidar a política de acessibilidade na Biblioteca Central da UFCG, mapeando as forças e fragilidades existentes, objetivando também contribuir para melhorar o desempenho nas futuras avaliações do INEP/MEC.
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA