PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DELIA DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA DELIA DANTAS DE MEDEIROS
DATA: 30/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DO MEDIOTEC NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Mediotec. Pronatec. Financiamento. Educação do Trabalhador
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento do Programa Mediotec na Escola Técnica de Saúde vinculada à Universidade Federal da Paraíba, contemplando aspectos pedagógicos e financeiros, como uma política de educação profissional inserida no contexto de reestruturação produtiva. Pretende também discutir a compreensão dos profissionais envolvidos na vivência do Programa na Instituição no seu curto período de existência (julho/2017 a julho/2019), levantando contribuições, dificuldades e resultados apresentados. A fundamentação teórica foi construída a partir discussões sobre a evolução do ensino profissional no Brasil, avançando-se até o surgimento do Programa. Para tal, se investe em autores como Frigotto e Ciavatta (2003), Kuenzer (1997), Macedo (2017), Manfredi (2002), Moura (2007), Pires (2005), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa que segue uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com características descritivas. Para sua realização serão utilizados como procedimentos, além da revisão bibliográfica e análise documental, a aplicação de questionários estruturados na ferramenta online Google Docs – formulários, enviados por e-mail aos alunos e aos profissionais (professores, mediadores, coordenadores e equipe multidisciplinar) responsáveis pela gestão e execução do MedioTec na unidade pesquisada. A pesquisa se encontra em andamento, ainda não sendo possível apresentar seus resultados.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS