PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELI AGAPITO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSELI AGAPITO DA SILVA
DATA: 29/08/2019
HORA: 10:30
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento. Avaliação da Pós-Graduação. Pós-Graduação em Matemática. Gestão da Educação Superior.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) que podem contribuir para elevação dos resultados do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Sistema Nacional de Avaliação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Para atender ao objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) levantar informações sobre o Programa quanto a sua estrutura e funcionamento acadêmico e administrativo, perfil dos gestores, docentes e discentes, os resultados das avaliações da CAPES, e práticas de GC existentes no PPGMat/UFPB para compreender a maneira pela qual o Programa busca, compartilha e cria conhecimentos; b) identificar práticas de GC no âmbito do PPGMat que estejam relacionadas ao Sistema Nacional de Avaliação da CAPES; c) elaborar sugestões de práticas de GC conforme necessidades do Programa, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da CAPES, que possam contribuir para a elevação dos seus resultados. Optamos por uma pesquisa de enfoque qualitativo, com procedimentos bibliográficos, documental, e estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva, exploratória e aplicada. A relevância desta pesquisa se concretiza diante da necessidade de impulsionar o reconhecimento do PPGMat, que busca, além de cumprir os requisitos impostos pela CAPES no âmbito acadêmico, se fortalecer no campo nacional e internacional. Além disso, entendemos a necessidade de registrar ações que permitam a exposição dos conhecimentos de servidores lotados em Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFPB, facilitando o aprendizado organizacional e desenvolvimento do trabalho burocrático, podendo servir de modelo prévio para outros Programas de Pós-graduação (PPGs) Stricto Sensu da UFPB, que porventura venham a possuir perfis semelhantes, adequando os resultados à situação que cada um está inserido. Analisamos a situação atual do Programa e reconhecemos, dentro do modelo proposto de Nonaka e Takeuchi (1997), algumas ferramentas da GC. Realizamos como produto desta pesquisa, sugestões de práticas de GC a partir das avaliações da Pós-Graduações efetuadas pela CAPES.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1812720 - FLANK DAVID MORAIS BEZERRA
Externo à Instituição - ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA