PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO KLEVER JORGE MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO KLEVER JORGE MAIA
DATA: 20/09/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS I: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: ACESSIBILIDADE; INCLUSÃO; BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
RESUMO: Resumo Acessibilidade é o direito e a possibilidade de usufruir dos lugares, como prédios, instituições e equipamentos urbanos, com segurança e autonomia. Entre os equipamentos urbanos, a biblioteca é de grande importância para a acessibilidade e inclusão de todos no âmbito da educação. Esta pesquisa trata da aplicação das políticas públicas de educação e informação para pessoas com deficiência. Ela busca esclarecer o seguinte questionamento: As condições de acessibilidade da Biblioteca Central da UFPB campus I, no que refere-se às barreiras instrumentais e/ou arquitetônicas favorecem e possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência?O levantamento bibliográfico aborda as legislações, resoluções e normas brasileiras a respeito da acessibilidade e tipos de barreiras. Trata, também, o conceito das das políticas de inclusão e acessibilidade na educação superior de forma geral e como estão sendo aplicadas na UFPB.Buscando entender a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade com breve histórico. A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e o favorecimento do uso da biblioteca central. Visando compreender as perspectivas de inclusão e acessibilidade informacional para pessoas com deficiência e para os objetivos específicos: a) Reconhecer os procedimentos de atendimento do usuários da Biblioteca - BC central no que refere-se às barreiras instrumentais e/ou arquitetônicas; b) Comparar os procedimentos de acessibilidade em relação às normas de padronização de acessibilidade para pessoas com deficiência durante a utilização dos serviços oferecidos na Biblioteca Central; c) Propor sugestões de melhoria para o sistema de atendimento aos usuários com deficiência. Quanto à metodologia, a pesquisa é aplicada e comparativa, com enfoque qualitativo. Como produto da pesquisa, pretendemos apontar recomendações de melhorias nos serviços oferecidos pela Biblioteca Central, para os usuários com deficiência, na intenção de desenvolver e equipar as bibliotecas com/para acessibilidade.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO