PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CAMILA MARTINS DE FREITAS

DISCENTE: CAMILA MARTINS DE FREITAS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: CEDESP - Centro de Desenvolvimento do Servidor Público / UFPB
TÍTULO: DESFAZIMENTO DE BENS EM INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: um caso prático no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Alienação de Bens; Gestão Patrimonial; Administração Pública; Governança Pública; Interesse Público.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico da gestão patrimonial do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Campina Grande, com ênfase no processo de desfazimento onde busca analisar o nível de aderência do processo de alienação de bens móveis às práticas de governança pública elencadas pela IFAC e aos princípios constitucionais da Administração Pública. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram coletados em legislações, normativas internas, relatórios internos, regulamentos e editais no qual se faz um apanhado geral dos modelos de administração pública que permeavam a alienação de bens, conduzindo em seguida a um estudo mais específico acerca da governança pública trazida nas recomendações da IFAC. Os resultados do estudo apontam que o IFPB - Campus Campina Grande cumpre em grande parte as exigências da IFAC e os princípios constitucionais da Administração Pública em seu processo de desfazimento. Como contributo, a pesquisa apresenta uma proposta de modelo desfazimento de bens de acordo com as boas práticas de governança pública vigentes.
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA