PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CLEONEILTON LOPES NOGUEIRA

DISCENTE: CLEONEILTON LOPES NOGUEIRA
DATA: 28/04/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Gestão Democrática e Participativa: um estudo do Instituto Federal da Paraíba/Campus João, Pessoa, a partir do período de redemocratização do Estado brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Democracia; Gestão Democrática; Planejamento Institucional; Ensino superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O tema desse estudo consiste na gestão democrática participativa no ensino superior. O objeto de estudo é a participação democrática da comunidade acadêmica na gestão e planejamento do Instituto Federal da Paraíba IFPB - Campus João Pessoa, a partir do período de redemocratização do país, quando a comunidade acadêmica organizada põe em pauta as propostas de participação social na gestão da referida instituição de ensino. Nosso objetivo geral é analisar o processo participativo da comunidade acadêmica, enquanto mecanismo de efetivação da gestão democrática do IFPB/Campus JPA. O referencial teórico de análise abordou três categorias fundamentais necessárias à explicitação e contextualização do objeto de estudo, no processo histórico da sociedade e da vida política brasileira. Nessa direção, buscou-se colher a percepção dos gestores e da comunidade acadêmica, bem como os níveis e condições instituídas de participação. A perspectiva teórico-metodológica adotada referencia-se no método dialético, que busca uma compreensão das relações e ações concretas dos segmentos envolvidos na gestão institucional do IFPB, campus João Pessoa. O estudo caracteriza-se pela sua natureza qualitativa, combinando dois tipos complementares de procedimentos metodológicos: a análise documental da instituição e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas. Ela seguiu dois roteiros semiestruturados, aplicados a dois tipos de sujeitos: membros da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e estudantes) e gestores institucionais. Os resultados alcançados deram conta de que o processo participativo é reconhecido pelos gestores e pela comunidade como de fundamental importância na construção da vida democrática institucional. O IFPB conta com espaços legítimos na ordem regulatória da instituição, como os conselhos gestores e colegiados. O processo participativo teve seu ápice nos anos até 2015. Nesse período foi deflagrada a estatuinte que contou com a participação efetiva de todos os segmentos da instituição. Depois disso, houve um processo de arrefecimento, no qual a comunidade tem deixado de ocupar os espaços colegiados de natureza consultiva e deliberativa, nos quais têm assento com poder decisório. Os gestores, embora reconheçam a importância e legitimidade resultante do processo participativo, nem sempre todos desempenham maiores esforços, na mobilização da comunidade acadêmica. Com essa análise podemos concluir que existem condições estruturais para o processo participativo, estrutura que resultou da própria dinâmica participativa anterior. Mas a comunidade já não se encontra mais tão motivada à reprodução dessa dinâmica democrática participativa na vida acadêmica do IFPB, no atual momento conjuntural.
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO