PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMES MADISON CAVALCANTI DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES MADISON CAVALCANTI DE CARVALHO
DATA: 29/07/2020
LOCAL: JOÃO PESSOA - PB - UFPB
TÍTULO: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, COMO INTRUMENTO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA – UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE SEUS ATORES.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação por competências, Capacitação, Desempenho por competências
RESUMO: A Avaliação de Desempenho por Competência não é apenas uma exigência legal (Lei nº 11.091/2005), mas caracteriza-se como a principal ferramenta de aprimoramento dos servidores no campo maior da Gestão por Competência na Administração Pública. É o primeiro passo para melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade e cumprimento dos objetivos institucionais, que ocorrerá mediante o aperfeiçoamento do desempenho dos servidores. Neste sentido, através deste trabalho, buscaremos perceber subsídios que possam contribuir para definição de uma metodologia mais eficaz de aferição do desempenho dos servidores do Campus I da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A relevância acadêmica e socioeducativa deste estudo justifica-se na perspectiva de fornecer novos elementos teórico-práticos e epistemológicos, para o entendimento das novas relações que estão se constituindo entre a epistemologia, a ciência cognitiva e a didática. O objetivo geral é apresentar uma proposta metodológica de avaliação de desempenho a ser aplicado aos colaboradores que atuam no campus I da UFPB, tendo como objetivos específicos, analisar a proposta metodológica de avaliação de desempenho por competências aplicada aos atores envolvidos, e sua implicação no processo de capacitação da Instituição, identificando as potencialidades e fragilidades do método atualmente utilizado. A pesquisa será do tipo aplicada, exploratória e descritiva e terá uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários fechados e abertos. Para o tratamento dos dados, faremos uma pré-análise e exploração do material, para inferência e interpretação dos resultados com a intensão de construir um estudo fundamentado nos rigores do método científico. Ao fim desta pesquisa, espera-se obter respostas sobre a visão que os servidores têm sobre a metodologia do processo avaliativo da UFPB, sua importância no seu desenvolvimento profissional e melhoria dos serviços prestados pela instituição, bem como sugerir um modelo mais eficiente, mais eficaz e que possa subsidiar a utilização mais racional dos cursos do atual programa de capacitação.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS