PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELINE MARIA SANTANA BENJAMIN GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMELINE MARIA SANTANA BENJAMIN GONÇALVES
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: um estudo comparativo no Instituto Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento Público; Orçamento Participativo; Gestão de recurso públicos.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar se o modelo de Orçamento Participativo sugerido para o campus do IFPB Picuí é adequado para ser aplicado no campus do IFPB Joao Pessoa e propor a utilização desse modelo. Desse modo, pretende-se através da aplicação de questionários verificar a percepção da comunidade acadêmica com relação ao modelo de orçamento atual do IFPB campus João Pessoa e os anseios da comunidade em relação a participação no processo da elaboração orçamentária da instituição. Pretende-se também, identificar quais são as limitações e sugerir adaptações ao atual modelo de Orçamento Participativo proposto, além de fazer um comparativo detalhando as semelhanças e divergências entre os estudos realizados no campus IFPB Picuí e João Pessoa. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com objetivos de caráter descritivo e que se utiliza de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Na revisão da literatura serão citados autores que possuem obras que versam sobre a temática abordada, tais como Avritzer, Bresser Pereira, Campos, Crepaldi, Kohama, Santos, entre outros. Por fim, busca-se obter resultados que possam sugerir melhorias no processo orçamentário do IFPB campus João Pessoa, proporcionar uma maior transparência na alocação dos recursos da Instituição e estimular a prática do Controle Social através da participação da comunidade acadêmica.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA