PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JAQUELINE DE SOUSA MACEDO

DISCENTE: JAQUELINE DE SOUSA MACEDO
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO NO SERVIÇO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS NO CRAS – UFPB: desenvolvimento de um protótipo para utilização em dispositivo móvel
PALAVRAS-CHAVES: CRAS. UFPB. Consultas médicas. Dispositivos móveis. Modelagem de aplicativos
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: A pesquisa tem por objetivo desenvolver um protótipo de um aplicativo para dispositivo móvel, que possibilite, com maior eficácia, a realização do agendamento de consultas no Centro de Referência e Atenção à Saúde - CRAS da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para isso estudou-se o modelo atual de marcação de consultas e o gerenciamento dos serviços prestados pelo CRAS e delineou-se o perfil dos usuários que utilizam tais serviços. A construção dos dados deu-se a partir da observação, in loco, do modelo atual de marcação de consulta e entrevistas realizadas com os usuários internos e externos ao sistema CRAS. Para a modelagem do aplicativo foi empregado o Kodular, aplicativo de código aberto. O objeto selecionado para a modelagem do aplicativo foi o agendamento de consultas, este objeto justifica-se devido ao volume de consultas realizadas no CRAS-UFPB e pela, metodologia utilizada atualmente no serviço. O desenvolvimento do gera um banco de dados com as informações dos usuários e das consultas agendadas, para esse banco de dados foi utilizado o programa Airtable, programa em formato de planilha que armazena informações em meio virtual. Após a modelagem foi realizada uma simulação de utilização onde foi verificada a funcionalidade do aplicativo. Como resultados atingidos podemos mencionar: cadastro de usuários, agendamento de consultas e criação de banco de dados.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 3203162 - FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA