PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO PEREIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO PEREIRA DE ARAUJO
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA DO ENSINO SUPERIOR NO IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Institutos Federais, Investimentos do Ensino Superior, Financiamento dos Institutos Federais, Orçamento do IFPB
RESUMO: O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, terá como objetivo levantar o montante investido no ensino superior do IFPB no período de 2017 a 2019. O seu objeto será o orçamento institucional referente ao mesmo período. Para isso, aplicar-se-á a técnica do cruzamento de dados com análise de conteúdo documental e a observação direta do autor, que será desenvolvida com base em documentos oficiais, sobretudo no sistema governamental tesouro gerencial e nos relatórios de gestão do período delimitado. De forma específica, buscará levantar os dados orçamentários de cada ano, combinando com outros documentos institucionais com o intuito de atender o objetivo da pesquisa. Os procedimentos metodológicos serão apresentados da seguinte forma: características da pesquisa, procedimentos e instrumentos empregados, universo da pesquisa, a coleta e análise de dados. Desta forma, com base no referencial teórico, apresentaremos as discussões e os resultados obtidos, com o intuito de responder aos propósitos dessa pesquisa, além de propor possíveis contribuições ao IFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO