PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANE CRISTINA PONCIANO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATIANE CRISTINA PONCIANO DOS SANTOS
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: resgate histórico e perfil atual
PALAVRAS-CHAVES: UFPB. Extensão Universitária. Educação Popular
RESUMO: A Universidade Federal da Paraíba, em reconhecimento e missão de contribuir de forma crítica para o desenvolvimento da perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular em práticas de Extensão, cria a Coordenação de Educação Popular vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Para um melhor funcionamento desta unidade, a presente pesquisa abordará a Extensão Universitária em Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo principal resgatar o histórico da extensão em educação popular na UFPB e traçar o perfil atual desse segmento da extensão que possam contribuir para ações futuras de apoio a essas iniciativas. Para isso, será necessário fazer um mapeamento dos projetos, das legislações e documentos da extensão em educação popular na UFPB, utilizando-se para tanto os registros do SIGAA, no período delimitado de 2017 a 2020. Também será feito o levantamento do histórico das principais iniciativas já realizadas nesse tipo de extensão, seja através de documentos, seja através de entrevistas semiestruturadas com protagonistas que vivenciaram experiências em educação popular a partir da década de 90, período pós constituinte em que as universidades voltaram a realizar a extensão crítica e emancipatória. A Pesquisa será desenvolvida em caráter exploratório descritivo de abordagem qualitativa, apresentando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada a ser realizada com coordenadores de projetos de extensão em educação popular, que poderá nos apresentar propostas de instrumentos eficientes que possam facilitar o fluxo permanente dessas ações.
Externo à Instituição - GENARO IENO NETO
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA