PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA RODRIGUES DUARTE DA NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA RODRIGUES DUARTE DA NOBREGA
DATA: 10/09/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: AUDITORIA INTERNA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o uso da Consultoria na Governança Pública da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna. Consultoria Interna. UFPB. Gestão da Educação Superior
RESUMO: Os cortes orçamentários experimentados na área da Educação nesses últimos 5 anos influenciaram diretamente no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Em consequência, a Gestão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) necessitou remanejar os recursos colocados à disposição do órgão, visando o atendimento dos objetivos por ela estabelecidos. Sob o enfoque dos princípios constitucionais da eficiência e da economicidade, o atual modelo da Administração Pública, baseado na governança, na gestão de riscos e no controle interno, no âmbito do Poder Executivo Federal, visa promover maior grau de eficiência e transparência aos gastos públicos. Nesse sentido, as unidades de Auditoria Interna das IFES têm ganhado notabilidade em meio à necessidade de implementação de boas práticas de governança. Um dos instrumentos de auxílio a essas práticas seria o uso dos serviços de Consultoria Interna. Em 2017, o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna (IN 08/2017) acresceu às ações da Auditoria Interna (AUDIN), o serviço de Consultoria, como meio de auxiliar o Gestor no processo de implementação de boas práticas. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a importância do uso da Consultoria Interna como ferramenta de Gestão na contribuição da Governança Pública da UFPB. O foco investigativo consiste nos aspectos qualitativo, exploratório, descritivo, bibliográfico e documental, com uso de questionário autoaplicável on-line, com perguntas de múltipla escolha e escalonadas do tipo Likert, além da utilização de observação direta extensiva por esta pesquisadora. Para o tratamento dos dados, adotar-se-á a técnica da triangulação de dados, que delineará a investigação dos aspectos norteadores do serviço de Consultoria Interna nas IFES, como instrumento de colaboração à Gestão da UFPB na prática da boa governança. Ao fim deste estudo, espera-se obter respostas sobre a visão dos gestores e dos auditores acerca da aplicabilidade dos serviços de Consultoria e sua importância nos processos de governança na Instituição. Como produto desta pesquisa, será proposta a atualização do Regimento Interno da AUDIN/UFPB e, como subproduto, sugerir a inclusão da aba “Consultoria” no módulo da “Auditoria e Controle Interno”, constante no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES