PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CAMILA LAIS GONZAGA LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA LAIS GONZAGA LUCENA
DATA: 04/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil; Expansão do Ensino Superior; Trajetória Acadêmica; Retenção e Evasão, Universidade Federal Rural de Pernambuco
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A pesquisa intitulada “Trajetórias Acadêmicas na Assistência Estudantil: um estudo sobre a UFRPE” tem como objetivo geral analisar a relação entre a assistência estudantil e a trajetória acadêmica dos estudantes beneficiados pelo PNAES na UFRPE. Como objetivos específicos, pretendeu-se traçar o perfil destes estudantes; caracterizar a assistência estudantil na UFRPE, assim como identificar elementos que favoreçam a retenção e a evasão universitária. Para isso, este estudo teceu reflexões acerca das transformações ocorridas nas últimas décadas no ensino superior público, através do processo de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), juntamente com as políticas de democratização do acesso e permanência, as ações afirmativas para a educação, o fenômeno da retenção e evasão e as tendências dos mecanismos de avaliação das políticas públicas. Esses temas traduziram-se em categorias fundamentais nas análises do objeto pesquisado. Para compreender a relação entre assistência estudantil e trajetórias acadêmicas buscou-se, em primeiro lugar, contextualizar a assistência estudantil no Brasil, pontuando os avanços e retrocessos da política, assim como descrever como esta é implementada na instituição de ensino referida e como são elaborados os processos de avaliação e monitoramento desse público. Para a realização da pesquisa, foi estudado um universo de 55 (cinquenta e cinco) estudantes que foram desligados dos programas de assistência estudantil da UFRPE por apresentarem reprovações por falta ou por nota em todas as disciplinas de um semestre inteiro no ano de 2019. As análises foram feitas através de planilhas do Excel utilizadas na rotina de trabalho da Pró-Reitoria, por meio das quais foi possível elaborar 10 (dez) variáveis que permitem identificar o perfil deste público, bem como indicar elementos da intersecção entre suporte aos estudantes e desenvolvimento de suas trajetórias acadêmicas. Como resultado, pôde-se observar uma relação influenciada por fatores de natureza diversa que demandam, das políticas de educação, ações em várias frentes, sobretudo no estabelecimento de um alinhamento do processo de ensino-aprendizagem e das ações de permanência do segmento estudantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - ALEXANDRE VIANA ARAÚJO