PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA LEURANY JORGE MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA LEURANY JORGE MAIA
DATA: 07/05/2021
LOCAL: Google Meet Acesso Remoto
TÍTULO: GESTÃO DE BIBLIOTECAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: ESTUDO COM BASE NOS CRITÉRIOS DO INEP/MEC, DA ISO 11.620/2014 E DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Institucional. Biblioteca Universitária. ISO 11620/2014. IFLA.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as contribuições de melhoria oriundas da Avaliação Institucional, da ISO 11620(2014) e do IFLA para avaliação das bibliotecas da UFPB. Utilizaremos no referencial teórico os temas bibliotecas universitárias e o Sistema Nacional de Avaliações da Educação Superior (SINAES). Recorreremos, principalmente, aos estudos de Murilo Bastos Cunha (2016, 2008 e 2000) acerca da temática sobre avaliação em bibliotecas e José Dias Sobrinho (2003, 2000) sobre avaliação institucional do ensino superior, entre tantos outros com significativos conhecimentos. Revisitaremos também a legislação relativa ao SINAES e outros documentos do Ministério da Educação – MEC, bem como, as normas de avaliação do ISO e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) sobre avaliação em bibliotecas universitárias. Como problema do nosso estudo buscaremos entender como funciona o processo avaliativo do Sistema de Bibliotecas da UFPB com base nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC e nas diretrizes ditadas pela ISO 11620:2014 e o IFLA. No trabalho, traçaremos objetivos que possam nos levar a estas respostas. O trabalho será realizado por meio de um estudo bibliográfico e documental, com análise qualitativa e de conteúdo. Levantaremos dados nos documentos oficiais das avaliações institucionais, no PDI, na ISO 11620 (2014) e no IFLA para avaliação das bibliotecas da UFPB, onde serão comparados e interpretados todos os dados levantados. Buscaremos Detectar, por meio dos documentos analisados, como funciona o sistema de avaliação das bibliotecas da UFPB. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e qualitativa. Esperamos obter resultados que nos permitam propor sugestões de melhorias nas bibliotecas da UFPB por meio da análise dos instrumentos de avaliação do INEP/MEC e nas diretrizes ditadas pela ISO 11620 (2014) e o IFLA.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA