PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DJANICE SILVA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANICE SILVA DE SANTANA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO COM FOCO NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: um estudo na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da educação pública. Mapeamento de processos. Fluxogramas. Manual.
RESUMO: Este trabalho terá como objetivo geral compreender a execução dos processos organizacionais na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba – ETS/UFPB. O referencial teórico contemplará conceitos a respeito do Estado e gestão da educação superior em universidades públicas, da gestão por processos, do mapeamento de processos e sobre fluxogramas, explorando, entre outros, os estudos de Bobbio (1994), Chauí (2001), Fraga, Faria e Gava (2015), Araújo (2017), Souto (2017), Cury (2017), Oliveira (2019) e Cruz (2021). Quanto à metodologia, a pesquisa será caracterizada como bibliográfica e documental, do tipo qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e aplicado, para identificar os processos da unidade a ser estudada e analisá-los visando a proposição de melhorias. As técnicas para a coleta de dados serão a observação direta participante e a análise documental, e no tratamento dos dados coletados serão usados os métodos da análise administrativa, mapeamento de processos e fluxogramas. A pesquisa documental será direcionada à análise do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019–2023 da UFPB, no que tange à definição de objetivos, metas e políticas institucionais em relação aos processos administrativos internos, assim como abrangerá o estudo da documentação gerada na rotina de trabalho da ETS/UFPB, de acordo com a amostra a ser estabelecida para o estudo, com o intuito de possibilitar a obtenção de maiores detalhes sobre as atividades que formam os processos, tendo como fontes: relatórios, requisições, termos, planilhas, a descrição de um passo a passo ou mesmo um fluxograma antigo, normas e regulamentos ou qualquer outra fonte com dados que permitam a construção do mapeamento e dos fluxos de trabalho dos processos organizacionais que serão estudados. Em relação à observação direta participante, como a pesquisa será desenvolvida no setor de trabalho da pesquisadora, a observação com o respaldo da experiência profissional vai ajudar a obter mais detalhes sobre como a execução dos processos segue de acordo com quem a realiza. Como resultado, pretende-se identificar os processos de trabalho do setor a ser analisado, mapear todas as informações necessárias sobre a execução e os fluxos de trabalho dos processos identificados, construir ou atualizar os fluxogramas dos processos, para, a partir disso, propor um manual de execução de processos organizacionais como produto da pesquisa a ser realizada, com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento da gestão da educação pública no contexto da ETS/UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS