PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAWENIO DA SILVA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAWENIO DA SILVA FERNANDES
DATA: 04/06/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior. Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Investimentos Externos.
RESUMO: No Brasil e no mundo, vêm ocorrendo mudanças nas políticas de financiamento do ensino superior que implicam principalmente reduções orçamentárias dos recursos públicos ordinários destinados às universidades. A União, responsável pelo orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tem sinalizado que essas instituições devem captar recursos externos para manter suas atividades. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como os recursos externos ao orçamento ordinário da UFPB, captados de outros entes, influenciam no desenvolvimento científico e tecnológico da instituição no período de 2017 a 2020. Então, será necessário um aporte teórico referente ao contexto das políticas de financiamento da educação superior, assim como entender como se dão as parcerias público-privadas e com outros entes públicos, de modo a evidenciar o impacto dos recursos externos captados pela UFPB para o seu desenvolvimento científico e tecnológico. Para a análise dos dados, serão utilizadas informações contidas nos instrumentos celebrados entre a UFPB e outras entidades, quais sejam projetos, contratos e convênios disponibilizados na plataforma digital da própria universidade. Nesse contexto, este trabalho qualifica-se como sendo de natureza aplicada e caracteriza-se como um estudo de caso. A abordagem é qualitativa com a utilização da técnica de pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo, no tocante aos objetivos é de caráter exploratório-descritivo e têm um recorte temporal estabelecido entres os anos de 2017 a 2020. Os resultados esperados devem diagnosticar o impacto dos recursos externos ao orçamento ordinário da UFPB, no período descrito, para o seu desenvolvimento científico e tecnológico.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES