PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEZIA O HANNAH DE ALMEIDA CAMBOIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUEZIA O HANNAH DE ALMEIDA CAMBOIM
DATA: 18/06/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA E AVALIAÇÕES DOS CURSOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento Público da Educação. Avaliação do Ensino Superior. UFPB. Centro de Tecnologia.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo, analisar os aspectos orçamentários e relacioná-los aos resultados das avaliações dos cursos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2011-2019. Busca-se neste estudo trazer reflexões sobre o orçamento e os índices de Avaliação dos Cursos do referido Centro. Espera-se que os dados a serem levantados, possam permitir a constatação de haver relação entre o fator orçamentário e os resultados avaliativos do ensino superior nesta unidade de ensino. Inicialmente, serão analisados três pontos: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (composto em sua maioria por recursos repassados pela União), a qualidade do ensino público de nível superior (conceitos e ferramentas de qualidade) e os indicadores que permitem qualificar os cursos e as Instituições. Posteriormente, serão extraídos os dados que correspondem ao desempenho dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia (CT), cruzando-os com os recursos orçamentários destinados ao mencionado Centro. O estudo visa extrair informações no período de 2011 a 2019, correspondente a três ciclos avaliativos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e natureza aplicada. Para o levantamento dos dados, serão utilizadas fontes bibliográficas e documentais. Livros e artigos que tratam desta temática embasarão o referencial teórico e os documentos oficiais, fornecidos pelo Ministério da Educação e pelos setores internos responsáveis pela gestão e orçamento da Universidade Federal da Paraíba, permitirão fazer a análise e o cruzamento dos dados. Após o levantamento dessas informações, será elaborado um relatório que poderá contribuir na gestão e no planejamento do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de possivelmente apresentar uma visão mais ampliada sobre a temática, Financiamento da Educação Superior e Avaliação de Cursos no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO