PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARA LEURANY JORGE MAIA

DISCENTE: MARA LEURANY JORGE MAIA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DE BIBLIOTECAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: ANÁLISE COM BASE NOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Avaliação Institucional; Biblioteca Universitária; Avaliação em Bibliotecas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar a gestão das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com base nos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Organização Internacional de Normalização (ISO) 11620 (2014) e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). O referencial teórico esteia-se nos temas bibliotecas universitárias e no Sistema Nacional de Avaliações da Educação Superior (SINAES), aqui analisados, principalmente, à luz dos estudos: Cunha (2000, 2008 e 2016) acerca da avaliação em bibliotecas e Dias Sobrinho (2000 e 2003) sobre avaliação institucional do ensino superior. Integram igualmente o quadro teórico desta pesquisa a legislação relativa ao SINAES e outros documentos do Ministério da Educação (MEC), bem como as normas de avaliação da Organização Internacional de Normalização e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias sobre avaliação em bibliotecas universitárias. A pesquisa possui natureza descritiva, exploratória e qualitativa, para responder como funciona a gestão das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba com base nos indicadores do INEP/MEC, da ISO 11620 (2014) e da IFLA. Norteado por esse propósito, a pesquisa realizou por meio de um estudo bibliográfico e documental, uma análise qualitativa e de conteúdo. Teve como fonte de dados os documentos oficiais das avaliações institucionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e a Autoavaliação de 2020 para avaliação das bibliotecas da UFPB, os quais foram comparados e interpretados. Concluímos que quando avaliadas à luz das diretrizes de avaliação da ISO 11620 (2014) e da IFLA sugere uma lacuna entre tais indicadores e os instrumentos do INEP/MEC e também nos institucionais. Por fim, ressaltamos a necessidade de uma avaliação específica com finalidade de diagnosticar e servir de apoio a tomada de decisão da gestão, no processo de melhoria contínua e das constantes necessidades de atualizações tecnológicas impostas por uma sociedade digital. Apresentamos ainda, como contribuição, um conjunto de indicadores de qualidade aptos a amparar os processos de avaliação em bibliotecas.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA