PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: EMELINE MARIA SANTANA BENJAMIN GONÇALVES

DISCENTE: EMELINE MARIA SANTANA BENJAMIN GONÇALVES
DATA: 19/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Educação Superior; Orçamento Público; Orçamento Participativo; IFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico acerca do Orçamento Participativo no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa.Para isso, realizamos uma revisão na literatura compreendendo o orçamento público; orçamento participativo; orçamento participativo nas instituições federais de ensino superior e o financiamento da educação superior e o processo orçamentário no IFPB. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com objetivos de caráter descritivo e que adota técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Para a realização da coleta e análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, baseada em (Bardin), realizando uma inspeção nos documentos Institucionais do IFPB do período de 2017 a 2019, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI), Relatório de Gestão (RG), Estatuto (EST) e Regimento (REG) do IFPB. Além de consulta pública, realizada no ano corrente na plataforma de acesso à informação do Governo Federal (Fala.BR).Através da análise realizada, foi possível concluir que no período de realização dessa pesquisa, não há orçamento participativo no IFPB Campus João Pessoa. Por outro lado, ficou evidenciado que existe abertura da gestão para participação da comunidade no processo de elaboração orçamentária do Campus. Dessa forma, buscamos obter resultados que possam sugerir melhorias no processo orçamentário do IFPB Campus João Pessoa, proporcionar uma maior transparência na alocação dos recursos da Instituição e estimular a prática do Controle Social através da participação da comunidade acadêmica, sugerimos também, um modelo de orçamento participativo para o IFPB Campus João Pessoa, baseado em outras experiências de unidades do IFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA