PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE AQUINO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DE AQUINO SOUSA
DATA: 03/08/2021
LOCAL: Plataforma Meet Google
TÍTULO: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: análise a partir da percepção dos discentes assistidos na UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Expansão do Ensino Superior. PNAES. Assistência Estudantil.
RESUMO: A expansão do ensino superior no Brasil, nas últimas duas décadas, tem gerado diversas políticas educacionais para garantir sua materialização, a exemplo do programa Expandir e do Programa de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais - REUNI. A necessidade da consolidação de uma política voltada à assistência estudantil tornou-se mais evidente a partir dessa expansão, pois é preciso garantir a permanência e viabilizar a formação dos alunos com qualidade. No sentido de suprir as demandas da assistência estudantil, em 2007, foi criado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a política da assistência estudantil na UFPB, no contexto da expansão do ensino superior, a partir da percepção dos discentes assistidos. Este estudo está embasado em Mancebo (2015) e Ristoff (2016) que contextualizaram a expansão do ensino superior e as políticas de democratização do acesso; Chauí (1999) e Santos (2010) nos auxiliaram no entendimento da influência do neoliberalismo na educação; Imperatori (2017), Kowaski (2012), nos subsidiaram na discussão da política de assistência estudantil no Brasil. Barbosa (2009), Macedo (2017) e Silveira (2019) trouxeram dados sobre a realidade da assistência estudantil na UFPB. A pesquisa está inserida na abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental, com o intuito elucidar o contexto no qual estão inseridas as políticas públicas de expansão do ensino superior, conhecer as ações de assistência estudantil no Brasil e como ela é desenvolvida na UFPB. Será realizada também, uma pesquisa de campo por meio de questionário e observação participante, com o intuito saber como é vista a assistência estudantil prestada pela PRAPE na ótica dos discentes e a partir dela, propor ações para seu aprimoramento. A análise dos dados será qualitativa, a partir dos estudos de Bardin (2016) sobre análise de conteúdo. Os resultados ainda estão em construção.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO