PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO ROLIM DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AUGUSTO ROLIM DA SILVA JUNIOR
DATA: 19/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DE BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Educação Superior - Avaliação. Biblioteca Universitária. Pessoa com Deficiência.
RESUMO: Dados da OMS e do IBGE demonstram o quão numerosa é a população de pessoas com deficiência tanto em cenário mundial, quanto nacional. Dessa forma, é preciso que as instituições, sobretudo, as que oferecem um direito tão fundamental quanto o da educação, com as universidades, estejam preparadas para receber e oferecer serviços que garantam igualdade de atendimento a esse público, atentando-se para suas necessidades específicas e, em conformidade com o que determinam diretrizes e normas de acessibilidade. Nesse sentido, essa pesquisa terá como objetivo analisar a adequação de serviços presenciais e digitais da Biblioteca Central e das Bibliotecas Setoriais do CCSA e CCEN da Universidade Federal da Paraíba para a promoção da acessibilidade a pessoas com deficiência. Tratar-se-á de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema será de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, terá caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos adotará as pesquisas bibliográfica e documental, assim como também, se utilizará da técnica da observação direta e, para a análise dados, seguirá o método da análise de conteúdo. Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, serão analisados os documentos orientadores de acessibilidade nos processos avaliativos das IES, dentro do contexto do SINAES e, em seguida, se avaliará a produção da UFPB em relação à sua política de acessibilidade. No segundo momento, serão apresentados e analisados os dados coletados junto às bibliotecas estudadas em relação a itens de acessibilidade arquitetônica e comunicacional. Pretende-se, a partir das informações apresentadas na pesquisa, contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas, sobretudo, em relação ao atendimento de pessoas com deficiência, de maneira que possam promover sua real inclusão.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO