PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNAH KAROLLYNNE BARBOSA FLORENCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANNAH KAROLLYNNE BARBOSA FLORENCIO
DATA: 03/08/2021
LOCAL: Plataforma Meet Google
TÍTULO: Gestão da comunicação organizacional e práticas comunicativas na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da comunicação organizacional. Composto de Comunicação. Práticas comunicativas. Gestão Administrativa.
RESUMO: A gestão da comunicação organizacional vem passando por transformações em decorrência das tecnologias de informação, dos novos modelos de gestão administrativa e das exigências de novas configurações nas relações interinstitucionais com o mercado. Essas mudanças redesenham os processos comunicacionais que assumem um caráter estratégico, focando na importância dos valores institucionais e no alinhamento dos objetivos que essas organizações possuem com suas práticas administrativas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vivencia esses processos de transformação, e pela sua macroestrutura física, de cursos e de pessoal, necessita de uma gestão da comunicação que dê suporte à gestão administrativa e estabeleça seu posicionamento institucional frente à sociedade. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação das diretrizes do Composto de Comunicação Organizacional (CCO) com as práticas comunicativas da UFPB. Articulamos uma base teórica que nos permite refletir sobre as noções de gestão da comunicação organizacional, sob a abordagem de autores como Kunsch (2003, 2006), que trata do composto de comunicação organizacional integrada; Torquato (2010), traz a dimensão política dentro da comunicação organizacional; Baldissera (2009, 2018), aborda as relações de poder na perspectiva da comunicação organizacional; Casali (2009) e Bueno (2003) discutem sobre as dimensões da comunicação no contexto organizacional público. Trata-se de uma pesquisa aplicada, inserida na abordagem qualitativa, de caráter descritivo e explicativo. A coleta de dados será feita por meio de questionários virtuais com profissionais que atuam em setores responsáveis pela gestão da comunicação nos centros, pró-reitorias e órgãos suplementares da UFPB, além da análise documental produzido pela instituição, no marco temporal de 2019 a 2021, tomando como referência as categorias do composto de comunicação organizacional integrada. Espera-se com esse estudo propor diretrizes para gestão da comunicação organizacional da UFPB.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ