PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA HENRIQUE PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA HENRIQUE PONTES
DATA: 28/07/2021
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PROPOSTA DE UM MODELO BASEADO NA NOR
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento; Modelo; ISO 30.401:2018; PR
RESUMO: A Gestão do Conhecimento vem sendo considerada um importante instrumento estratégico a ser utilizado pelos gestores das organizações em seus processos decisórios, bem como no desenvolvimento das suas atividades. Tal fato não é diferente nas universidades e, mais especificamente, nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com toda a sua grandiosidade e complexidade. Nessa perspectiva, o presente estudo tem o objetivo de elaborar um modelo de Gestão do Conhecimento com base na ISO 30.401:2018 para aplicação no âmbito da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para alcance desse objetivo, faz-se necessário realizar um mapeamento do fluxo do processo de conhecimento e identificar os elementos dificultadores e facilitadores na aplicação da Gestão do Conhecimento na Pró-Reitoria de Administração - PRA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, de natureza aplicada, com adoção das técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, analisando experiências, verificando entendimentos, identificando falhas e vantagens no que tange à Gestão do Conhecimento. Terá como sujeitos os gestores e os servidores técnico-administrativos lotados na PRA. Em relação à coleta de dados, ela será realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico. Para a análise dos dados obtidos, serão utilizados, além do referencial teórico construído com a pesquisa bibliográfica, os requisitos e fundamentos presentes na Norma ISO 30.401:2018. Posteriormente, com base nos resultados adquiridos, será elaborado um modelo de Gestão de Conhecimento que possa servir de guia para os gestores e servidores, na criação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento pessoal e organizacional.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS